União das culturas brasileira e sul-coreana traz inspiração para a Cheil
Os três andares e meio de um prédio da Vila Olímpia, em São Paulo, abrigam 205 funcionários da Cheil Brasil, que vivem em sua rotina o Tuhon. A expressão sul-coreana remete ao sentimento de resiliência e de tornar possível o que outros consideram impossível.
A cultura oriental dita o estilo de trabalho das três áreas de negócio da agência: retail, campanhas e o recém-criado data and analytics center (D&A). Sob a batuta de Will Jin, presidente e CEO para América Latina, a Cheil tem buscado compreender mais e melhor seu quadro funcional. Há menos de um ano foi criada uma função especificamente para lidar com a gestão de pessoas nos nove países latinos em que a agência atua.
Além disso, a Cheil recebe funcionários coreanos expatriados e participa de um programa global que envia criativos brasileiros para a Coreia em um intercâmbio com duração de três meses a um ano. A agência também já abrigou uma redatora colombiana e um diretor de arte mexicano.
Mercado
Para Evandro Guimarães, managing director da Cheil, a agência vem mudando. “Era uma empresa menor e mais restrita, as pessoas achavam que éramos a house da Samsung, hoje conseguimos ampliação de portfólio de clientes, de pessoas, crescemos exponencialmente, em seis anos, sete vezes.” Um dos lemas da Cheil é o One Stop Shop, um lugar em que é possível “entregar tudo”. “Desde o que vai para a televisão até o que o consumidor vai receber no PDV”, comenta Claudio Lima, CCO para a América Latina.
“A gente nasceu para vender tecnologia”, aponta Guimarães. Como consequência deste conhecimento e do comportamento do público gamer, a Cheil ganhou a conta da Epic Games, desenvolvedora do fenômeno Fortinite. “Eles são uma marca muito legal e veem que a gente tem conhecimento em tecnologia, além da questão do One Stop Shop. […] Eles olham para a Cheil como um parceiro estratégico na relação com todos os pontos de contato que eles têm”, aponta Lima.
Dados
As soluções da agência passam por campaing, varejo e o D&A Center, que cuida da parte de dados, e-commerce e informação. “Essa área não existe em nenhuma agência da América Latina. A Cheil sentiu essa necessidade de trabalhar com dados e entregar resultados partindo de fatos”, defende Soo Yoon, retail director para a região. “Quanto mais a gente tem esse tipo de dado, conseguimos desenvolver mais relacionamento com o consumidor”, aponta Guimarães.
“Nosso principal ponto de vista é nos apoiar na tecnologia para chegar aos resultados. Falamos sobre creative tecnologie, que não necessariamente é uma criação específica para um tipo de mídia, mas buscamos o uso e o apoio da tecnologia para sermos ainda mais criativos. Assim que nos fazemos competitivos diante das outras agências tradicionais que estão pensando mais no meio que vão usar do que na solução”, finaliza.
Raio X
Agência: Cheil Brasil
Ano de fundação: 2003
CEO América Latina: Will Jin
Managing Director: Evandro Guimarães
CCO América Latina: Claudio Lima
Retail Director América Latina: Soo Yoon
HR Director América Latina: Viviane Sala
Principais clientes: Samsung, Harman Kardon, Hankook, Tire, Mirae, Asset, TAP, Abreu, Greenpeople e Epic Games
Número de funcionários: 205