União Europeia decide no dia 24 de novembro fusão do Omnicom com IPG
Voto do bloco de 27 países é decisivo para a troca de ações das holdings de publicidade
A incorporação da holding IPG (Interpublic Group) pela concorrente americana Omnicom tem o próximo dia 24 de novembro como data crucial e decisiva para a consolidação do negócio anunciado em dezembro do ano passado.
Esse é o dia agendado por Ursula von der Leyen, presidente da União Europeia, dar o seu aval sobre a união das duas redes globais de comunicação mercadológica que juntas vão ter receita anual combinada de US$ 26 bilhões, aproximadamente.
As autoridades antitruste da União Europeia estão analisando os prováveis casos de monopólio. Mas, a tendência, de acordo com fonte credenciada, será do bloco econômico votar favoravelmente. O Omnicom, que terá 60,6% do controle acionário e terá sua identidade como líder da empresa cuja fusão gera cerca de R$ 750 milhões em sinergias, está otimista em relação à decisão, já aprovada pelos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Canadá e outros países chaves para a operação.
O voto positivo da UE é necessário. Porque, caso seja um não, a Omnicom teria que montar uma nova arquitetura para o negócio. Essa hipótese, no entanto, não é considerada.
John Wren, principal executivo do Omnicom, vem trabalhando no ambiente diplomático com sua equipe de assessores desde o início de 2025 para ter o aval do bloco europeu.
Assim que Ursula von der Leyen encerrar a reunião do dia 24 deste mês em Bruxelas, capital da Bélgica e capital e sede administrativa da UE, John Wren vai anunciar o início da operação: 1° de dezembro de 2025.
Apesar da necessidade da aprovação das instituições europeias de proteção à concorrência dos 27 países que integram o bloco, o Omnicom já está com quase a totalidade dos ajustes para a operação conjunta das mercas BBDO, McCann e TBWA, por exemplo, estejam sob a gestão da nova empresa. A fonte do propmark diz que já houve até a integração dos endereços de e-mail, agora com nome dos profissionais no início seguido de omnicom.com.
Imagem do topo: Scott Graham no Unsplash