União Europeia multa Google em € 2,42 bi

Nesta terça-feira (27), o Google foi multado pela Comissão Europeia em 2,42 bilhões de euros (R$ 9 bilhões) por favorecer o comparador de preços da empresa em seu sistema de busca online. De acordo com Margrethe Vestager, comissária europeia, o que o Google tem feito é ilegal em relação às leis de concorrência da União Europeia.

Divulgação

A companhia utilizou suas ferramentas para favorecer o seu buscador de preços, o Google Shopping, em relação a concorrência. O valor da multa se baseou no valor da arrecadação da empresa nos 13 países europeus que oferecem o serviço. Além disso, o Google terá que encerrar essa prática em um prazo de 90 dias, com ameaça de novas multas.

O buscador terá que aplicar aos concorrentes o mesmo posicionamento e forma de exibição que dá aos seus serviços. Ele também terá que explicar à EU como vai equiparar seus próprios serviços e o dos rivais, além de se submeter ao monitoramento do bloco europeu.

O Google se manifestou em um comunicado. “Nós discordamos respeitosamente das conclusões anunciadas hoje. Vamos estudar a decisão da Comissão detalhadamente e consideramos uma apelação”.

Esse caso se arrasta desde 2010, quando a empresa foi denunciada pelos concorrentes Microsoft e TripAdvisor. Em 2015, a Comissão Europeia emitiu uma “comunicação de objeções”, que representa uma acusação, reforçada em 2016.

O Google vinha colocando, sistematicamente, o seu próprio serviço de comparação de compras em local privilegiado. Além disso, rebaixou os serviços de comparação dos rivais em seus resultados de pesquisa.

Isso só foi possível porque a empresa usou o seu poder de 90% das buscas na internet na Europa. Essa prática produziu resultados superiores na quantidade de pessoas que acessavam o Google Shopping, enquanto o dos concorrentes caiu.