Unilever quer mais mídia online em 2015

A Unilever, gigante de produtos de bens de consumo com algumas das marcas mais reconhecidas do segmento, como Dove, Omo, Lux e Seda, reportou aumento de 2,9% nas vendas no ano passado, em relação a 2013. O volume de negócios chegou a 48,4 bilhões de euros, com uma queda de 2,7%. No relatório de resultados de 2014, a companhia também destacou a importância da busca pela eficiência nos investimentos em marketing, com o aumento do share of spend, e afirma que em 2015 o foco será em digital.

“Apesar do ano desafiante para nossa indústria, nós tivemos mais um ano competitivo com vendas em crescimento e expansão da margem. Nós aumentamos o foco no nosso core business, na busca por eficiência, e estamos simplificando processos para tornar a companhia mais ágil para reagir a um cenário inesperado”, disse o CEO Paul Polman.

Em marketing, o foco é no share of spend e no digital. “Nós continuamos investindo em nossas marcas, aumentando o share of spend em todas as nossas categorias de produtos” . E completou:  “E claro, não se trata apenas de quanto gastamos, mas sim como nós investimentos em marketing é o que realmente importa”.

Pelo segundo ano, a Unilever foi o anunciante mais premiado em Cannes e também levou o Effie pela terceira vez. Uma das campanhas mais premiadas foi “Sketches”, criada pela Ogilvy Brasil para Dove, e que ganhou em 2014 o Grande Effie e o Creative Effectiveness Lion.

“Não é coincidência que no ranking global do Kantar a Unilever tenha mais marcas no top 50 do que qualquer outra companhia no mundo”, destacou Polman.

Durante 2014, a Unilever informou que passou a destinar mais verbas do seu budget de marketing para a mídia digital, que passou a representar 20% do total do investimento. Ao mesmo tempo, ele revelou que o investimento, incluindo custos de produtos e fees de agências, diminui em 100 milhões de euros.

Para 2015, a meta é manter o ritmo. “Nós não planejamos um aumento significativo nos investimentos em marketing em 2015”.

A Unilever é o maior anunciante do Brasil, com investimentos em mídia de R$ 2,4 bilhões (valor bruto), ocupando a posição top 1 no ranking do Ibope Media – os dados são do primeiro semestre de 2014.