‘O papel das marcas é transformar a comunicação em entretenimento’
Lucia Bittar, diretora de marketing Mobile Experience da Samsung Brasil, também falou sobre como a IA está mudando o cenário do marketing
“O grande e eterno desafio do marketing é entender o consumidor e traduzir isso em produtos e mensagens que nos conectem com ele”. A diretora de marketing Mobile Experience da Samsung Brasil vai além. “Temos a inteligência artificial, que está mudando o cenário de como trabalhar o marketing. É uma questão com dois aspectos centrais. Primeiro, como usar a favor do marketing, o que envolve processos que estamos desenvolvendo e aprendendo de forma intensiva. Depois, como Samsung foi a primeira empresa a colocar a IA na mão das pessoas, temos de desmistificar o uso desse smartphone. Temos trabalhado muito isso e nosso grande propósito é que as pessoas possam se beneficiar das facilidades e a produtividade que ela traz para nossa vida”, destaca Lucia Bittar.
Melhor propaganda
O papel das marcas é transformar a comunicação em uma forma de entretenimento ou informação relevante. Se quero comprar um carro, então naquele momento realmente tenho interesse naquela informação, ela me é útil. Depois que já comprei o carro, qualquer coisa que venha sobre carro deixa de ter utilidade. Então as empresas, além de trabalhar a mensagem, precisam saber o momento de mandar isso. É algo que as marcas têm estudado e trabalhado bastante. Outra estratégia relevante é o atendimento ao cliente, porque a melhor propaganda é quando falam bem da marca. E alguém que tenha sido bem atendido, tem boas chances de voltar a comprar a mesma marca.
Consistência
Para diferenciar uma marca em um cenário competitivo, é fundamental ser consistente e fazer escolhas claras sobre o que é a marca e qual seu propósito de valor e o que a marca não é e não entrega. A segunda parte é sempre a mais dolorosa e o quesito no qual nós, marqueteiros, costumamos escorregar, não fazendo as renúncias necessárias. Outro aspecto essencial, especialmente na área de tecnologia, é focar no produto e compreender como as características técnicas impactam o consumidor.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 9 de dezembro de 2024