Conar e Secretaria de Prêmios e Apostas vão fiscalizar a publicidade de bets

Acordo de cooperação promete alertar sobre irregularidades para promover a propaganda responsável

A fiscalização da publicidade do setor de apostas online ganha reforço com o acordo de cooperação que acaba de ser assinado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda.

"Trata-se de um marco significativo. A conjugação de esforços entre regulação e autorregulação tem se consolidado como uma abordagem moderna e requisitada na maioria dos países, sendo essencial para enfrentar os desafios pela frente, especialmente em segmentos de impacto, como o de apostas. Estamos confiantes de que essa parceria fortalecerá ainda mais o compromisso de publicidade socialmente responsável e contribuirá para um futuro de inovação responsável e sustentável", diz em nota Sergio Pompilio, presidente do Conar.

Conar e SPA prometem alertar sobre irregularidades, promover campanhas educativas e materiais informativos. Prevê ainda a troca de informações e metodologias de monitoramento capazes de identificar anúncios reincidentes.  

"A assinatura deste acordo com o Conar reforça o compromisso da Secretaria de Prêmios e Apostas com o jogo responsável. Sabemos que a publicidade exerce papel central na forma como a sociedade enxerga as apostas. Por isso, não podemos permitir mensagens que induzam ao engano, que estimulem práticas nocivas ou que alcancem públicos vulneráveis, como crianças e adolescentes", comenta Regis Anderson Dudena, secretário da Secretaria de Prêmios e Apostas.

A expectativa é ganhar agilidade para reconhecer anúncios infratores; reduzir práticas ilegais em promoções comerciais; e incentivar campanhas de conscientização sobre jogo responsável, especialmente entre crianças e adolescentes.

(Crédito da foto no topo: Rawpixel/ Freepik)