UOL consegue liminar para continuar cobertura do BBB
O UOL, portal do Grupo Folha, conseguiu na tarde desta quinta-feira (20) suspender o veto que o impedia de cobrir o Big Brother Brasil. O veículo havia sido proibido de produzir conteúdo sobre o programa, após Globo e Endemol impetrarem ação contra o portal por exploração comercial do BBB e quebra de direitos autorais com a sua cobertura (leia mais aqui).
A decisão judicial favorável ao UOL foi assinada pela desembargadora Leila Albuquerque, da 18ª Câmara Cível, dois dias após a liminar concedida a Globo e a Endemol ser expedida. De acordo com o UOL, “a liminar foi suspensa considerando que a cobertura do UOL já acontece há anos, sem qualquer impugnação judicial e qualquer prejuízo à Rede Globo de Televisão”.
O portal avalia a ação da Globo como um caso de “censura sem precedentes” na história do site. “Há 12 anos, o portal oferece uma cobertura independente do ‘Big Brother Brasil’, à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão”, disse em carta publicada em seu site (veja aqui, na íntegra).
O UOL aponta que, ao longo dos últimos anos, a própria Globo incentivou os portais de internet a cobrir o Big Brother ao distribuir para a imprensa imagens já exibidas do programa e afirma ainda que o material utilizado em seu site, como imagens e vídeos, traz os créditos e “cumpre integralmente a Lei de Direitos Autorais”. Os outros portais também notificados pela decisão, como R7 e Terra, ainda continuam com a cobertura suspensa por decisão judicial.
Em queda
Em artigo na Folha.com nesta sexta-feira (21), o colunista Ricardo Feltrin traz dados que revelam queda de 50% na audiência do Big Brother Brasil nos últimos 10 anos. Em 2004, o programa registrava 45,3 pontos, segundo dados do Ibope Workstation. Em 2014, a audiência do programa caiu para 21,4 pontos, de acordo com o mesmo instituto de pesquisa. O colunista também destaca a perda de share do programa entre o número de televisores ligados. Em 2004, o BBB Brasil tinha 64,5% dos televisores sintonizados na atração. Neste ano, o número caiu para 39,3% das TVs ligadas.