UOL estreia novo projeto gráfico, que traz página em timeline
O aniversário de 20 anos do UOL é apenas em abril, mas as comemorações já começaram. E a primeira delas aconteceu no último dia primeiro de março – a estreia do novo projeto gráfico do site. A principal mudança ficou na forma que os internautas passarão a navegar a partir de agora.
O novo projeto estreia em UOL Estilo de Vida, área que reúne reportagens de Viagem, Receitas e Vida Saudável, além de Comportamento, Beleza, Moda, Casa e Filhos.
Em vez das tradicionais notícias e homepages, os usuários vão encontrar coleções em texto, fotos e vídeos com scroll infinito. Ou seja, a descoberta de novos conteúdos acontece deslizando a página para baixo. A novidade lembra, por exemplo, o feed de notícias do Facebook.
“Nós buscamos uma experiência que fica bem próxima da realidade na qual as pessoas estão acostumadas”, revela Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL.
O menu global de navegação da home do UOL também muda e passa a ser oferecido em todas as áreas, permitindo que o público possa navegar entre temas e estações com apenas um clique. Os álbuns de fotos agora oferecem três diferentes modelos de visualização: lista, tela cheia e mosaico.
A publicidade também traz mudanças e agora tem um destaque maior. Isso porque, no novo projeto gráfico, os banners terão dois formatos: o viewability, que acompanha o scroll da página, e o impressão, que será visível conforme a pessoa navegue pela página.
Já Luciana Faria, gerente-geral de interface do UOL, enfatiza que o projeto gráfico do portal acompanha a evolução da internet. “Desde o lançamento do último projeto, em 2011, muita coisa mudou. Na época, a maioria dos acessos à internet era feito pelo computador”, diz. “Hoje o cenário é outro: temos tablets, smartphones e smart TVs conquistando cada vez mais espaço”, complementa.
A executiva ainda destaca a importância das redes sociais na formação de novas formas de consumo de informação. “Nessa primeira fase, estamos convidando nosso público a navegar pela nova interface, para colher impressões e fazer os ajustes necessários”, diz.
LOGOMARCA
O UOL também lançou a versão comemorativa do seu logo, que faz menção aos 20 anos do portal.
“Desde 1996 o UOL contribui com a evolução da internet brasileira, produzindo conteúdo relevante e de alta qualidade, com cobertura de 80% da audiência do país, e oferecendo diversos serviços. Este logo foi desenvolvido para não interferir na experiência do nosso usuário, mas ao mesmo tempo, reforçar a mensagem dos 20 anos”, diz Ricardo Dutra, diretor geral do UOL.