UOL lança guia com geolocalização
O líder dos portais de conteúdo no Brasil está com um foco muito claro: aumentar sua força em mobile, confirmando que a internet em celulares e tablets é o negócio do momento. Nesta segunda-feira (28), entra no ar o Guia UOL, um guia de entretenimento com dicas de restaurantes, bares, cinema, teatro, cultura e lazer em geral, disponível gratuitamente para smartphones e tablets. Um dos diferenciais é a geolocalização, que permitirá ao usuário encontrar atrações mais próximas de sua localização.
Enor Paiano, diretor de publicidade do UOL, afirma que o guia, criado essencialmente para dispositivos móveis em razão do benefício da geolocalização – embora possa ser acessado pela internet convencional – é o mais completo do país, e destaca a qualidade do conteúdo.
“Esse produto não tem no Brasil. Existem guias com geolocalização, mas alguns trazem só restaurantes e bares, por exemplo. O Guia UOL tem tudo, cinema, restaurante, bar, balada, teatro, exposições. Tudo que é atração cultural tem nele. Esse é o primeiro guia cultural do Brasil para ser acessado por dispositivos móveis com a qualidade de conteúdo do UOL. É um produto especialmente criado para mobile, apesar de ter uma versão web”, disse Paino.
A estratégia do UOL é aproveitar o crescimento dos smartphones no Brasil para surfar na onda do mobile, acompanhando o movimento do mercado. “Apesar do 3G ainda ser sofrível, o mobile está andando muito rápido. Especialistas já dizem que a internet mobile será maior que a internet no computador em alguns anos. Alguns países estão pulando o computador e já indo diretor para a internet no celular. Por isso, cada vez mais, vamos falar em soluções móveis. Hoje em dia o UOL é uma marca muito presente na internet, e queremos torná-la cada vez mais presente no ambiente mobile”, frisou o executivo.
O novo Guia UOL traz dicas de cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, sendo que a base de dados é toda feita pelo Datafolha. O aplicativo funciona em iPhone e iPad e toda plataforma Android, tanto para smartphone como tablet. “O Datafolha vai trazer informações como preços, horário de funcionamento, telefone, mapa do local, com atualizações periódicas. O guia também é totalmente integrado com as redes sociais. O usuário poderá indicar aos seus amigos um restaurante visitado, por exemplo”, explicou Paiano.
Segundo o diretor de publicidade do UOL, o portal prepara o lançamento de uma campanha publicitária para anunciar o novo guia. A criação está a cargo da BorghiErh/Lowe. O Burger King é o primeiro patrocinador do Guia UOL, com contrato até o final do ano, sendo que há ainda mais três cotas em aberto. O portal não revela os valores das cotas de patrocínio.
REDES SOCIAIS
Sobre redes sociais, o executivo explica que o portal está preparado para se beneficiar desse boom com integração total, o que aumenta exponencialmente sua audiência. “Fomos a fundo no Twitter, Facebook e Orkut também, para entender de que maneira o UOL poderia se beneficiar dessa onda. Hoje o portal é totalmente integrado às redes sociais, e isso potencializa minha audiência incrivelmente”, falou ele.
Segundo dados do Ibope, o UOL (que é controlado pelo Grupo Folha) teve, no mês de março, 34, 324 milhões de visitantes únicos. Mas o executivo destaca que essa audiência é maior. “Sabemos que o Ibope não mede tudo, não mede universidade, escolas, lan house, por exemplo, perde talvez um quarto da audiência em geral, sem falar também que não mede acesso mobile”, reforçou Paiano. De acordo com ele, a versão mobile do UOL tem três milhões de visitantes únicos por mês. “É um negócio muito forte, que está dobrando anualmente. Hoje 100% do que sai no UOL está no mobile. É uma plataforma completa”.
VÍDEOS
Outra tendência forte dentro do UOL são os vídeos. Paiano observa que o conteúdo em vídeo vem crescendo muito e a audiência também. “No Brasil a nossa cultura visual é muito forte. No UOL a maioria da audiência é por vídeo profissional, como reportagens sobre futebol, entrevistas. Trabalhamos muito com material da Discovery também”, acrescentou o executivo.
Ele destaca que o mercado de internet é muito positivo, sendo o que mais cresce dentro do bolo publicitário, com quase 10% de participação. Os investimentos no meio devem chegar a cerca de R$ 4,65 bilhões neste ano, segundo estimativas do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). Depois do UOL, segundo o Ibope, estão Globo.com (das Organizações Globo), Terra (da Telefônica), R7 (da Rede Record) e iG (recentemente comprado pelo Ongoing).
Um filão que o UOL ainda não pegou carona é o de transmissão ao vivo de grandes eventos esportivos na internet, como Olimpíadas e Copa do Mundo. O concorrente Terra, que tem os direitos exclusivos de transmissão das Olimpíadas de Londres de 2012, lidera esse movimento – o portal já fez com sucesso outras transmissões, como a dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
“Avaliamos que a compra de direito de transmissão para internet hoje é deficitária, por isso não entramos até agora. O fato é que tirando a imagem ao vivo, da íntegra da competição, o resto a gente faz muito bem, com um trabalho extremamente consistente do ponto de vista informativo”, defendeu Paiano.