Uso de apps de compra cresce entre usuários de dispositivos móveis
Os navegadores de dispositivos móveis logo deixarão de ser o canal de preferido de quem compra por essas plataformas. Segundo o Digital Publishing 2013: Aplicativos & Hábitos de Compra, relatório elaborado pela Adobe, os aplicativos de compra e catálogos estão quase alcançando os programas de navegação na preferência dos usuários como via de aquisição de produtos e serviços.
De acordo com o estudo, 45% dos usuários de tablets preferem aplicativos e catálogos para fazer compras por plataformas móveis. Entre os que usam smartphones, esse índice é de 49%. A baixa velocidade dos navegadores e a facilidade de acesso oferecida pelos aplicativos foram as razões citadas pelos entrevistados para justificar sua preferência pelos apps.
A pesquisa indica também que o uso de aplicativos estreita a relação entre as marcas e seus consumidores. Mais de dois terços dos entrevistados, 67%, disseram comprar por aplicativos apenas de suas marcas favoritas, enquanto cerca de 40% dos usuários de dispositivos móveis admitiram que ter um programa de determinada marca em seu aparelho reforça a imagem dos produtos.
Entre os benefícios que mais pesam na hora de o consumidor decidir se vai comprar por seus dispositivos móveis, as ofertas mais baratas que por outros meios foram as mais citadas — 67% entre os que compram por smartphones e 52% entre os que usam tablets. Sobre o que influencia esses compradores a usarem seus aparelhos, os amigos são o maior motivo, com 88%, seguidos de e-mails das empresas que vendem os produtos (70%) e anúncios online (68%). O Facebook também pesa em 53% dos casos.
O relatório da Adobe foi desenvolvido em conjunto com a Edelman Berland com uma amostra de 1.003 adultos americanos entre 18 a 54 anos. As entrevistas foram realizadas de 28 novembro a 3 dezembro de 2012. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.