Usuários do Facebook serão avisados em caso de espionagem

Divulgação

Uma nova ferramenta do Facebook vai notificar os usuários da rede social quando suas contas tiverem ‘fortes suspeitas’ de que suas contas estão sendo espionadas pelo governo. Segundo o chefe de segurança da companhia, Alex Stamos, haverá uma notificação quando o usuário acessar a versão da rede social para computadores pela primeira vez depois do ataque. A companhia não deu detalhes sobre o motivo de começar a informar os ataques de hackers ligados ao governo a partir de agora. 

O Facebook foi citado, em 2013, por um ex-técnico da agência nacional de segurança sobre ações dos Estados Unidos para espionar cidadãos americanos e estrangeiros. Na ocasião, foram revelados detalhes das ações do governo para monitorar e acessar os dados de grandes empresas de internet, como também o Google e Microsoft. Na época, as companhias negaram qualquer acordo com o programa de espionagem do governo americano. 

Quem receber a notificação deve ativar a opção “Aprovação de acesso”, que envia um código de segurança via celula que deve ser informado depois do usuário e senha. Essa verificação em duas etapas é um recurso de regurança utilizado por outros serviços, como o email do Google. 

*Com informações de O Estado de S. Paulo