V Congresso discutirá "O futuro da profissão"
A partir desta segunda-feira (2), as edições impressa e online do propmark trarão, semanalmente, as impressões, análises e informações sobre cada uma das 13 comissões que integrarão o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação – que acontecerá entre 28 e 30 de maio, em São Paulo -, trazidas diretamente por seus respectivos presidentes.
Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, que edita o jornal propmark e as revistas Propaganda e Marketing, vai liderar a primeira das 13 comissões que integram o V Congresso. Intitulada “O futuro da profissão”, ela irá discutir qual o perfil ideal dos profissionais nos próximos anos para acompanhar as revoluções pelas quais a comunicação tem passado.
O trabalho das comissões é estudar as sugestões recebidas e estruturá-las para as apresentações ao plenário durante o Congresso, que será realizado entre 28 e 30 de maio, em São Paulo. “As comissões são criadas para analisar contribuições, fazer estudo do que é apresentado e remeter para o plenário a síntese do que foi aprovado”, explicou Ferrentini.
Para dar estofo ao trabalho, um estudo global, conduzido pela ESPM, está sendo realizado em sete universidades no mundo todo. O objetivo é entender como as principais escolas de comunicação estão preparando seus alunos para o mercado.
As sugestões aprovadas serão organizadas em um documento final, que representa o pensamento nacional da atividade e serve de parâmetro para a atuação do mercado. “Um congresso profissional visa, em primeiro lugar, o aperfeiçoamento da atividade. Em um evento assim, a troca de ideias é livre e ocorre naturalmente, o que é fabuloso para o enriquecimento do mercado”, avaliou.
A pauta do V Congresso demorou dois anos para ser preparada e foi definida pelas 37 entidades participantes, coordenadas pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade). “Fizemos mais de 20 reuniões para chegar a uma pauta e às 13 comissões que formam o congresso”, enumerou Ferrentini. O futuro do profissional é o primeiro tema que será debatido. Os demais membros que compõem o grupo liderado por ele são José Roberto Whitaker Penteado, presidente da ESPM, convidado como relator, e Hiran Castello Branco, vice-presidente de operações da ESPM, secretário geral da comissão. Os debatedores ainda estão em fase de definição.
Transformações
Nas últimas cinco décadas, os Congressos foram marcados por resoluções fundamentais para o exercício da atividade no país. Em 1957, primeiro ano de realização do evento, foi criado o IVC (Instituto Verificador de Circulação). Em 1969, o principal foco de discussão foi a relação entre agências e anunciantes, e a criação da bonificação por volume (BV) foi uma das decisões mais relevantes do encontro.
Ferrentini, com mais de 40 anos dedicados à publicidade, participou ativamente das últimas edições. Em 1978, em meio à ditadura militar, ocorreu o terceiro encontro, no qual ele presidiu a comissão pela liberdade de expressão e levou adiante uma moção que pedia a liberdade de expressão comercial e irrestrita. “Os demais membros pediram que eu não levasse aquela tese adiante porque ela conflitava, de certa forma, com o objetivo de um congresso profissional porque era uma tese política. E, no entanto, pedi a aprovação, a comissão o fez, levamos a plenário e, para minha surpresa, todos aplaudiram de pé a resolução”, lembrou. Naquele mesmo encontro, foi aprovado o Conar (Conselho de Regulamentação Publicitária).
O quarto evento ocorreu somente 30 anos depois, em 2008. Com a realização da quinta edição, o mercado de publicidade prepara-se para finalmente instituir o congresso no calendário de eventos oficiais da atividade. “É muito importante a certeza de que o evento irá ocorrer de quatro em quatro anos. A indústria da comunicação poderá confiar num calendário para o encontro que irá discutir temas relevantes que surgirem nesse período. Os assuntos não ficarão pendentes da realização de um encontro nacional que não se sabe quando irá ocorrer”, afirmou.
Comissões
Estima-se que o V Congresso da Indústria de Comunicação reúna duas mil pessoas e seja o maior encontro do mercado publicitário da América Latina. Os demais presidentes de comissões são Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, que conduzirá o grupo “O consumidor com a palavra”; João Ciaco, presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e diretor publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, presidirá o comitê sobre regionalização, que tratará da força e da importância do regional no mundo globalizado; Armando Strozenberg, chairman da Euro RSCG Brasil, presidirá o painel “Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano”; Nilton Monti, presidente da Frente Parlamentar para Defesa da Comunicação, conduzirá a “Comunicação one to one – personalização versus privacidade”; Alexandre Gama, sócio e presidente da Neogama/BBH, presidirá a comissão “Criatividade e sucesso”; Luís Fernando Vieira, presidente do Grupo de Mídia, sócio e vice-presidente de mídia da Africa, está à frente do painel “As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia”; José Carlos Salles Neto, presidente do Grupo M&M, será responsável pelo painel “Sustentabilidade e comunicação”; o produtor Thomas Roth, da Lua Nova, comandará o painel “Propriedade intelectual, legislação e ética”; Ricardo Scalamandré, diretor de negócios internacionais da Rede Globo, irá coordenar a comissão “As empresas de comunicação brasileiras, o mercado global e a marca Brasil”; José Victor Oliva está à frente da comissão “Grandes eventos – desafios e oportunidades”; e Luiz Carlos Dutra, vice-presidente da ABA, será o mentor da comissão “Novos caminhos para criar e fortalecer marcas”.