Vagalume cria plataforma Brand Station
O site de músicas Vagalume – que ocupa a primeira posição no segmento de música no Brasil segundo o ComScore, com mais de 20 milhões de usuários únicos – apresenta a Vagalume Brand Station, uma plataforma de soluções comerciais, conteúdos distribuídos por sites, mobile e redes sociais, além de insights através de estudos e pesquisa. A novidade é voltada para o mercado publicitário e PROPMARK bateu um papo com Angélica Okamoto, diretora de marketing do Vagalume, para entender melhor o projeto.
Como foi criada a Brand Station?
O Vagalume Brand Station é uma plataforma de soluções comerciais, criada para atender às grandes marcas e anunciantes interessados em explorar o potencial da música como forma de conexão com os seus públicos-alvo, que podem utilizar a plataforma via desktop, mobile e redes sociais, por meio de veiculação de campanhas, branded content, formatos ou projetos especiais. Essas propostas levam insights e defesas para as agências e anunciantes trabalharem estrategicamente melhor o público com a música. O propósito deste projeto também é compartilhar experiências com o mercado e marcas que enxergam na música um papel de destaque.
Dê alguns exemplos de projetos novos e possiblidades baseadas nessa nova plataforma.
Temos alguns projetos bacanas que fazem parte dessa nova aposta. O primeiro, que consideramos um case, foi realizado para o dia do orgasmo da Blowtex. A ação durou cinco dias e teve como principal meio de engajamento a comunidade “Playlisteiros”, canal do Vagalume. Outra iniciativa foi a realização de uma landing page para o Festival Lollapalooza, com a cobertura do evento e uma estação no Vagalume FM. Essa ação vem de encontro com o objetivo do Vagalume de aproximar os fãs de seus artistas favoritos levando experiência para quem gosta de música. E por fim, a pesquisa All About Music, realizada pela primeira vez pelo Vagalume e divulgada recentemente ao mercado. Em se tratando de possibilidades, essa plataforma abre novas oportunidades e parcerias ao Vagalume e já estamos recebendo demandas de projetos direcionados ao público interno das empresas. Nestes casos, o foco é engajar os colaboradores por meio de estações customizadas, que oferecemos no Vagalume.FM e que contam com a nossa curadoria, além de outras demandas que são especificamente de mídia.
Que estudos recentes ou insights vocês realizaram, e que dados interessantes levantaram?
Lançamos recentemente o estudo All About Music, realizado com o objetivo de analisar o papel da música e sua influência no dia a dia das pessoas, bem como observar questões que envolvem consumo, estilo de vida e entretenimento. Com abrangência nacional, foram mais de 3 mil participantes com idade entre 15 e 35 anos das classes A/B e C. O estudo apontou diversos insights bacanas que mostram a importância da música no dia a dia da sociedade. Mesmo com uma rotina muito atribulada, um dado apresentado mostrou que a música acompanha a rotina das pessoas, e, esta presença, é independente da idade ou classe social. Neste sentido, foi possível comprovar que a música exerce um papel universal na vida das pessoas.
Outro resultado bacana é de que a música se torna uma válvula de escape e, quando vemos um cenário externo como, por exemplo, o momento de crise econômica pelo qual o país está passando, as famílias de classe C que há pouco tiveram uma grande ascensão, agora passam por desemprego e cortes no orçamento. Neste caso, a música é consumida não apenas para essa pessoa “afogar” as mágoas, mas se torna realmente a sua opção de lazer, uma vez que com os avanços tecnológicos tem um custo muito baixo.
Como o Vagalume se posiciona e se diferencia de outro sites de música?
O Vagalume nasceu há 15 anos como um site de letras de música e, ao longo do tempo, se tornou uma opção para as pessoas ouvirem as músicas, acompanhar as novidades dos artistas favoritos, principais notícias, entre outros assuntos que envolvem o tema. Ao longo desses anos, a empresa acompanhou todas as evoluções do digital e segue presente nas redes sociais e no mobile.
Um dos grandes diferenciais do Vagalume é a preocupação constante na experiência do usuário e foi inclusive a partir desse comportamento que foi criado o Vagalume.FM, serviço de streaming 100% gratuito. Esse olhar cuidadoso com o usuário se estende para as marcas, uma vez que entendemos que se o usuário for impactado de forma intrusiva ou incisiva, também não será positivo para o anunciante ser percebido dessa forma. Outra fortaleza do Vagalume é ser um vertical de música, 100% brasileiro com um pilar forte de tecnologia e com um grande alcance e cobertura de pessoas que estão conectadas, seja pelo desktop, mobile, apps ou redes sociais.