Vale leva Amazônia para o público do The Town
Além de espaço no festival, empresa patrocina a iniciativa 'Amazônia live' e ativações culturais assinadas pela artista Renata Segtowick
Presente no The Town 2025, a Vale promete transportar o público para a Amazônia. A proposta é destacar a importância da preservação do bioma em que a empresa atua de forma sustentável há mais de 40 anos.
A estrutura no festival tem formato de vitória-régia. Com dez metros de diâmetro e cinco de altura, o espaço tem a proposta de oferecer uma experiência imersiva e sensorial ao público, utilizando imagens, sons, aromas e representações da biodiversidade local.
À noite, a instalação ganha destaque com uma iluminação dinâmica nas pétalas, em cores como branco, rosa, amarelo e verde. A experiência, com duração de cerca de dois minutos, convida os visitantes à reflexão.
Quem compartilhar fotos dentro do estande ganhará uma 'bag charm' com a cara de animais que vivem no BioParque Vale Amazônia, no Pará. Já postagens externas com a hashtag valenaamazonia valem bottons temáticos.
Amazônia live – Hoje e sempre
Além da presença no festival, a empresa é patrocinadora principal do Amazônia live – Hoje e sempre, movimento idealizado pelo The Town e Rock in Rio para dar visibilidade à causa da floresta.
Nesta edição, a Vale trouxe a arte da paraense Renata Segtowick em uma série de brindes, como lenço, pochete e copo, que terão distribuição ao público.
Moradora de Belém, Renata afirma que buscou inspiração na fauna e flora amazônicas, especialmente da Floresta Nacional de Carajás, onde a Vale atua em parceria com o ICMBio.
“Quis trazer um pouco do meu olhar para o restante do Brasil e ajudar a desmistificar muitos preconceitos que persistem sobre a nossa região. Além disso, me trouxe lembranças da infância, de passear no Parque Zoobotânico Emilio Goeldi, em Belém. Lá, conseguimos ver a maioria dessas espécies ainda hoje. Algumas, como a garça, fazem parte inclusive do nosso dia a dia, voando pela cidade”, destaca.
Na estampa criada para os brindes, a artista incluiu elementos como a vitória-régia, o guaraná, a flor de carajás e animais como o guará, a garça, a onça, o pirarucu, a arara vermelha e a ararajuba, além de diferentes borboletas e abelhas.
A parceria da artista com a Vale já rendeu outros projetos, como uma ilustração para o Círio de Nazaré de 2024 e uma animação exibida no estande da empresa durante o Web Summit Rio.
Com cerca de 30 anos de carreira, Renata é artista visual e designer formada em publicidade pela Universidade Federal do Pará. Sua trajetória foi marcada pela influência da mãe, artista plástica e artesã.
"Cada novo trabalho é um desafio. Ainda hoje sinto aquele frio na barriga ao começar uma nova criação, e isso é o que me move a sempre me renovar, diz a artista, que completa destacando a importância de estar presente em eventos como The Town e Amazônia Live como forma de representar sua região.