Varejo deve ouvir mais os shoppers

Como o varejo e a indústria podem crescer em um ano de recessão.  Esse foi o tema de um dos painéis do Seminário Brazil Promotion, realizado nesta quinta-feira (6), em São Paulo. Segundo Régis Duarte, da Creata Brasil, alguns fatores têm que ser levado em conta quando pensamos no comportamento do varejo. Entre eles estão a economia, demografia,  o shopper e tecnologia.

No caso da economia, de acordo com ele, o país vive um momento complicado,  com queda do PIB, alta da inflação, e desemprego, e tudo isso tem que ser levado em conta, na composição de qualquer estratégia. Já quando se fala em mudanças demográficas, ele afirmou que tem que ser avaliada a ascensão da classe C, que não quer perder suas conquistas, mais mulheres e jovens no mercado de trabalho.

Os shoppers,  por sua vez, passaram a ser “solomo”, de acordo com o especislista, ou seja, ele é social , se locomove e é mobile. No caso da tecnologia, o varejo vive um novo momento, com todas as ferramentas que existem a disposição.

Diante deste cenário, Duarte disse que é préciso pensar em estratégias acima da curva e isso só é possível se relacionando com o consumidor e entendendo suas necessidades de compras.” Conexão emocional é fundamental. “

O outro palestrante foi Eduardo Castro, da BASF, també falou da importância de ouvir o consumidor.  “Para isso, é preciso definir qual é o público-alvo, canal que ele compra, qual a frequência, e o que ele valoriza no momento da compra (preço, benefícios, combo). Hoje, segundo Castro, o consumidor não compra só o produto, ele quer uma solução.

Para ele, é preciso buscar inspiração com uma com uma comunicação consistente, clara e objetiva. “Além disso, temos que conhecer os pontos de contatos com esse Shooper.”