Varejo e imobiliário evoluem dos classificados ao digital
O conceito rudimentar de propaganda dos classificados segue vivo inclusive na internet, mas atualmente é voltado quase que 100% para pessoas físicas e companhias imobiliárias, principalmente nas grandes cidades. De forma diferente, porém com o mesmo princípio rústico de promover os produtos, o varejo também teve de desenvolver linguagens atraentes e sempre acessíveis sem se limitar apenas a divulgar peças publicitárias com a foto de uma mercadoria e o preço com a fonte enorme, muitas vezes maior do que o próprio produto ofertado.
Tanto o varejo quanto o mercado imobiliário evoluíram de métodos “primitivos” de comunicação para o uso de ferramentas elaboradas de marketing descobertas ao longo do tempo. Enquanto os empreendimentos descobriam fazer ações aos fins de semana com folhetos e cartazes para atrair possíveis compradores nas ruas, o varejo crescia criando ambiente propício a vendas com atividades na porta e ao redor das grandes lojas. Nos anos de 1970, ambos eram beneficiados pelo “milagre econômico”, acesso a créditos e financiamentos e, posteriormente, nos de 1980, sofreram com a estagnação da economia agravada por altos índices de inflação.
Os empreendimentos imobiliários, por sua vez, passavam a incluir conceitos de diferenciação como arquitetura e decoração mais modernas e assinadas por profissionais renomados internacionalmente. “Associar os lançamentos com pessoas famosas e respeitadas mostrou ser um caminho de criatividade”, lembra Eugenio. “A ideia foi tirar o mercado imobiliário dos classificados e levar para o indeterminado. Mostrar a arte e a sedução de morar”, conta Eugenio, dizendo também que estandes de vendas com clima adequado para cada público se tornaram fundamentais, além da utilização de novas mídias para o segmento, na época, como TV e rádio.
Com o avanço da tecnologia, assim como todos os setores, as empresas do ramo aprenderam a usar as ferramentas digitais em prol dos negócios. O varejo cresceu na rede com o e-commerce e está começando a entender o conceito de omnichannel. Grandes lojas físicas têm se esforçado para sincronizar o atendimento e as vendas nos ambientes on e offline. No mercado imobiliário, o digital se tornou fundamental para competir pela atenção dos compradores em um contexto de alta concorrência.
“Com o digital, não tenha dúvidas de que o marketing se tornou um diferencial maior ainda. A preocupação hoje vai além da comunicação e todo o conceito precisa estar linkado para que as pessoas possam encontrar as informações que buscam”, afirma Eugenio.