Veja os vencedores do prêmio Digital Media LATAM 2019
A 5ª edição do prêmio Digital Media LATAM reconheceu em cerimônia na noite desta terça-feira (12) cases latino-americanos de jornalismo digital.
O destaque brasileiro ficou por conta de O Globo, com o especial Homem na Lua – 50 anos, que se sagrou vencedor na categoria de melhor site ou serviço móvel de estilo, entretenimento e/ou esportes. A Infoglobo disputou e venceu ainda o prêmio na categoria de melhor estratégia de conteúdo pago. Outro destaque foi o site GaúchaZH, que reúne noticiário produzido pelo jornal Zero Hora e a rádio Gaúcha, do Grupo RBS, que disputou e venceu a categoria de melhor site ou serviço móvel de notícias.
No total, sete organizações de notícias do Brasil foram finalistas do prêmio da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA).
Agência Pública, Editora Globo (Dona Socorro), Folha de S.Paulo (Match Eleitoral – eleições de 2018) e O Estado de S.Paulo (O que revela uma análise das emoções dos candidatos durante o debate – eleições de 2018) estiveram na disputa pelo prêmio de reconhecimento especial ao melhor projeto de jornalismo digital.
Na disputa pelo prêmio de melhor start-up digital de notícias, o Brasil foi representado pela Agência Pública e pela fact-checking Aos Fatos – que também concorreu na categoria de melhor projeto de fidelização em redes sociais com Fátima, a robô verificadora de informações.
Os finalistas foram selecionados a partir de 120 projetos de 45 empresas de 12 países. Confira os vencedores:
MELHOR SITE OU SERVIÇO MÓVEL DE NOTÍCIAS
El Debate, México
GaúchaZH, Brasil (vencedor)
LA NACIÓN, Argentina
MELHOR SITE OU SERVIÇO MÓVEL DE ESTILO, ENTRETENIMENTO E/OU ESPORTES
Nuevos directos de AS: mucho más que una segunda pantalla, pasión minuto a minuto, Diario AS, Ediciones Argentina, Chile, Colombia, México y Perú
Soy Carmín, El Debate, México
The man on the moon in AR, O Globo, Brasil (vencedor)
MELHOR USO DE VÍDEO ONLINE
Cazatormentas en Córdoba, La Voz del Interior, Argentina (vencedor)
Cucinare, el desafío de crear comunidad alrededor del video multiplataforma, ARTEAR, Argentina
Sobrevivientes, Revista Plan V, Ecuador
MELHOR VISUALIZAÇÃO DE DADOS
ARA San Juan, detalles inéditos del viaje final, LA NACIÓN, Argentina
Especial las 1000 Voces del Aborto, Clarín, Argentina
La gran travesía a la luna, El Tiempo, Colombia
Los cuadernos de las coimas, LA NACIÓN, Argentina (vencedor)
MELHOR START-UP DIGITAL DE NOTÍCIAS
Agência Pública, Brasil
Aos Fatos, Brasil
RED/ACCIÓN, Argentina (vencedor)
VíaPaís: Red Inteligente de Noticias Locales, Grupo Clarín, Argentina
MELHOR PROJETO DE FIDELIZAÇÃO EM REDES SOCIAIS
@fatimabot, Aos Fatos, Brasil
La apuesta de lo vertical: #TBT y ‘Cultura & Entretenimiento’, El Tiempo, Colombia
Las historias de LA NACIÓN en Instagram, LA NACIÓN, Argentina (vencedor)
MELHOR CAMPANHA DE BRANDED CONTENT OU PUBLICIDADE NATIVA
Construye Bien, El Comercio, Perú
#FRONTROW, LA NACIÓN, Argentina (vencedor)
Maestro Parrillero, El Comercio, Perú
MELHOR ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO PAGO
Dynamic funnel, O Globo, Brasil (vencedor)
Suscríbete a Animal Político. #YoSoyAnimal, Animal Político, México
Suscripciones Digitales en un medio regional, La Voz del Interior, Argentina
MELHOR CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL PARA MARCAS DE NOTÍCIAS
180 años El Comercio, El Comercio, Perú (vencedor)
Argentinos, una campaña para reforzar nuestro valor de marca, Clarín, Argentina
Tenemos todo para escribir un mejor futuro, La Voz del Interior, Argentina
MELHOR PROJETO DE FIDELIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS JOVENS E/OU MILLENNIALS
Bicentenario, 200 años de lo que somos, El Tiempo, Colombia (vencedor)
FayerWayer, OneMetro, Chile
Los podcasts de LA NACIÓN, LA NACIÓN, Argentina
RECONHECIMENTO ESPECIAL AO MELHOR PROJETO DE JORNALISMO DIGITAL
Agência Pública, Brasil
Documental: Víctimas del Próvolo, Diario Los Andes, Argentina
Dona Socorro, EXTRA, Brasil
Los cuadernos de las coimas, LA NACIÓN, Argentina (vencedor)
Matar en México: Impunidad garantizada, Animal Político, México
Match Eleitoral, Folha de S.Paulo, Brasil
Sobrevivientes, Revista Plan V, Ecuador
This is what an analysis of the presidential candidates’ facial expressions reveals, O Estado de S.Paulo, Brasil