Veja por que o Walmart colocou vagas de emprego em suas gôndolas
Produtos customizados com QR Code permite solicitação de emprego nas gôndolas do Walmart
Além das triviais ofertas de todos os dias, o Walmart está oferecendo empregos em suas gôndolas. O projeto piloto “Prataleira de empregos” foi implantado na semana passada em uma unidade na cidade gaúcha de Nova Hamburgo. A ação tem embalagens customizadas dotadas de um QR Code que habilita candidatos a disputar uma das 150 vagas de 20 categoria diferentes, como balconista de farmácia, disponibilizadas na própria loja .
O trabalho foi desenvolvido pela Tamboré, agência in-house criada pela DM9DDB para atender a comunicação do anunciante.
Coincidentemente , o Grupo Walmart é o maior empregador privado do mundo, com 2,5 milhões de funcionários nas suas 11 mil lojas em 30 países, dos quais 55 mil nos seus 450 PDVs no Brasil onde tem faturamento anual de R$ 28,5 bilhões. “A taxa de desemprego no Brasil continua na casa dos 12%. Ajudar as pessoas num momento difícil como esse, oferecendo o valioso espaço das suas prateleiras para divulgar vagas, mostra como o Walmart pensa de forma diferenciada”, destaca Paulo Coelho, copresidente e CCO da DM9DDB, que concedeu a entrevista abaixo ao PROPMARK.
Copresidente e CCO da DM9DDB, liderou a equipe da Tamboré no projeto para o Walmart
.Por que o mote do desemprego nessa campanha para o Walmart?
O Brasil está começando a sair da crise, mas as taxas de desemprego continuam elevadas. O Walmart viu que podia ajudar as pessoas num momento como esse fazendo mais do oferecer os melhores preços. Ele é o maior empregador do mundo, são 2,5 milhões de funcionários. E criou as vagas de emprego que são oferecidas nessa ação.
Essa condição exerceu que condição no mote criativo dessa ação?
O conceito explica bem o que pretendíamos: a melhor oferta do mundo é uma oferta de emprego. A partir desse pensamento, criamos uma linha de produtos inspirada em embalagens reais e colocamos nas prateleiras do Walmart. Cada tipo de produto levava a um tipo de vaga, que estava ali, na prateleira, ao alcance dos consumidores.
Como foi orquestrada a criação desse projeto com a Tamboré?
Este projeto específico foi criado pela equipe que fica residente na DM9DDB. A Tamboré é uma agência da DM9DDB. E eu tenho usado a equipe de criação da agência para projetos específicos no Walmart. Esse foi um deles.
Como foi montado o banco de dados com ofertas presentes nos QR Codes?
O Walmart criou essas oportunidades de empregos nas suas lojas. São centenas de vagas em diversas categorias. O consumidor podia acessar a vaga através de um leitor de QR Code no seu celular e se candidatar na mesma hora.
Criação com tecnologia é uma combinação que veio para ficar?
Com certeza. Tecnologia é uma parte do trabalho hoje em dia. Não significa que tudo precisa ter tecnologia, mas ela vai estar cada vez mais presente. Storytelling mais tecnologia é o futuro do nosso negócio.
A demanda criativa passa por outros formatos de fornecedores?
Cada vez mais. Hoje na DM9, nós temos um banco de frelas e parceiros que nós acoplamos conforme a demanda de cada trabalho. Nos Estados Unidos isso já comum há muito tempo. Tem criativo que por exemplo, só trabalha por frela, fazendo concorrência. Temos tentado fazer isso aqui na agência: fortalecer a equipe conforme a demanda de cada trabalho, seja de equipe, seja de especialidade.Assim, não precisamos ter tudo em casa, com o custo fixo absurdo. E por outro lado, temos sempre um time mais customizado por trabalho. E tem funcionado bem.
Essa ação vai ser exclusiva para o Rio Grande do Sul? Ou vai se estender para outras praças?
Essa ação é um piloto que está começando pelo Rio Grande do Sul. Vamos avaliar os resultados, e funcionando bem, o Walmart tem o interesse de desdobrar para outras praças.
Como está sendo a experiência da Tamboré? E como você divide seu tempo com essa agência exclusiva para o Walmart?
A experiência da Tamboré tem sido ótima. O time está cada vez mais azeitado. O varejo funciona por parcerias, e como a Tamboré foi desenhada nesse modelo, é natural que as coisas funcionem melhor. Eu e o Marcio Oliveira, com quem divide a presidência da agência, falamos todos os dias com a equipe da Tamboré, e vamos presencialmente duas vezes por semana trabalhar de lá.
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https://youtube.com/watch?v=ak8axy6ABOM