Veja todos os finalistas da categoria Titanium
Na última terça-feira (4), Cannes Lions divulgou os finalistas em três categorias, incluindo Titanium, troféu que celebra a ideia do ano no festival.
PROPMARK compila abaixo os 20 finalistas da categoria com uma breve explicação sobre cada uma delas. Confira:
Sacrifique tudo
Um dos cases mais aclamados dos últimos anos chega com força em Cannes. A Nike resolveu promover aqueles que sonham. Mesmo que tal sonho signifique sacrificar tudo. Não é todo vídeo case que começa com consumidores queimando produtos da marca. Assinatura é da Wieden+Kennedy de Portland.
Peça um Whopper no McDonald’s
“The Whopper Detour”, da FCB Nova York, também chega como favorito ao festival. O objetivo da campanha era vender Whoppers a um centavo. Como? O consumidor só precisava ir ao McDonald’s:
https://player.vimeo.com/video/316189813
Viaje para o México. Há uma boa parte dele em você
Como aumentar os voos para o México se a maioria dos norte-americanos não são lá muito fãs do país? A resposta vem neste case da Aeromexico da Ogilvy Colombia. A marca testou o DNA de alguns cidadãos dos EUA e deu descontos na compra da passagem conforme a porcentagem de sangue mexicano.
Viva a Vulva
O filme “Viva La Vulva”, da AMVBBDO Londres para a Essity, vem faturando prêmios por onde passa.
Asfaltando
Já pediu uma pizza e ela veio toda bagunçada? Pois é, o pessoal da Domino’s não gosta quando isso acontece e, para ajudar os consumidores, resolveu asfaltar ruas dos Estados Unidos indicadas pelos próprios clientes. A assinatura é da Crispin Porter Bogusky+.
Bandeira escondida
Na Rússia, utilizar a bandeira do orgulho LGBT é crime. A espanhola LOLA MullenLowe resolveu “hackear” o sistema e foi notícia em todo o mundo. Case feito a pedido da Federación estatal de lesbianas, gays, transexuales y bisexuales (FELGTB) e do Eldiario.Es.
Quando um Nike vira Adidas
Nos anos 70, a Batalha dos Sexos aconteceu. Foi uma partida amistosa de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs. A história virou filme e inspirou esta campanha da Adidas, já que Billie Jean venceu a partida usando um tênis azul da marca. Assinada pela TBWA/Chiat Day de Nova York, a ação resolveu transformar qualquer tênis em calçados da Billie Jean King. Até os Nikes.
https://youtube.com/watch?v=dmJm0VMO3n0
Banca de Fake News
E se as Fake News fossem tangíveis por um dia? Case da Columbia Journalism Review assinado pela TBWA/Chiat Day de Nova York.
Mudando o jogo
A Microsoft resolveu ajudar jovens com deficiência a jogarem os games da marca. Afinal, “quando todos jogam, todos nós vencemos”. A assinatura é da McCann Nova York.
Deficiência?
A Tommy Hilfiger resolveu modificar suas roupas para ajudar as pessoas com deficiência e, além disso, promoveu a coleção de maneira única. Criação é da Wunderman Thompson de Nova York.
Publicidade estraga tudo
Todas as marcas queriam aparecer no Super Bowl. Skittles resolveu ironizar a coisa toda e lançou um musical para promover a marca. A empresa vendeu todos os ingressos para o evento estrelado por Michael C. Hall. A campanha foi eleita por alguns veículos como a mais engraçada do Super Bowl 2019, mesmo sem nunca ter sido veiculada no intervalo do Big Game. Criação é da DDB de Chicago.
Livraria no Instagram Stories
Muitos dizem que os jovens não leem mais por causa dos smartphones. Então, nada melhor que transformar o Instagram numa livraria e colocar os clássicos nos stories da plataforma, tudo organizado nos highlights do perfil. Case da The New York Public Library criado pela Mother de Nova York.
Música contra a censura
Ação dos Repórteres Sem Fronteira criada pela DDB da Alemanha que transformou artigos censurados em música.
Jornal em branco
O Líbano estava sem governo. Então, a Impact BBDO de Dubai criou para o jornal AN-NAHAR uma edição totalmente em branco. Afinal, se os políticos não iam trabalhar, por que os jornalistas precisariam? O jornal transformou as mídias sociais numa redação gigante e o público preencheu a capa com manchetes de protesto.
Tradutor
Crianças com problemas de audição têm dificuldades para aprender a ler. A Huawei desenvolveu uma inteligência artificial que transforma palavras em linguagem de sinais. Criação é da FCB Inferno de Londres.
A última edição
A Gazeta PL, Mastercard e BNP Paribas juntaram forças com a VMLY&R da Polônia para iniciar uma conversa sobre machismo. Como eles fizeram isso? Compraram a revista pornô mais famosa do país e criaram sua última edição.
Idade?
Já imaginou uma das maiores revistas de moda trazer em sua edição apenas mulheres com mais de 50? Case da McCann Paris para a L’oreal.
Jornalismo
A Droga5 demonstrou na campanha “The Truth is Worth It” para o The New York Times como boas reportagens dão trabalho para os jornais.
Eficientes
O projeto ThisAbles foi criado pela McCann de Telavive para a Ikea com o objetivo de hacker as peças do catálogo mais vendidas para que elas funcionassem para pessoas com deficiência.
Pelo Trono
A ativação da Droga5 produzida pela Giant Spoon para promover Game of Thrones durante o SXSW 2019 também é um dos cases finalistas.