Vencedores recebem troféu O Comunicador no 23º Prêmio Veículos

Os vencedores do 23º Prêmio Veículos de Comunicação receberam, na noite desta quinta-feira (15), o troféu O Comunicador em festa no HSBC Brasil, em São Paulo.

O prêmio, realizado pela revista Propaganda, da Editora Referência, reconheceu os veículos que melhor se destacaram em 2009 em cada uma das 29 categorias (veja tabela abaixo) mais dois profissionais que apresentaram o melhor desempenho como Profissional de Veículo e Profissional de Mídia. Nesta edição, os contemplados são, respectivamente, Gilberto Corazza (Editora Globo) e Gleidys Salvanha (Y&R).

“Os veículos e profissionais contemplados fizeram por merecer este prêmio considerado o divisor de águas da mídia brasileira. O troféu O Comunicador representa um mérito cujo poucos alcançaram”, disse Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência.

Diante das diversas tentativas de coibir a publicidade e, consequentemente, a liberdade de expressão, Ferrentini fez, ainda, um paralelo entre a censura no jornalismo – exemplificada pelo caso do jornal O Estado de S. Paulo que continua impedido de publicar reportagens sobre a investigação que envolve o empresário Fernando Sarney, chamada de ‘Boi Barrica’ – e as ações restritivas que rondam o mercado publicitário. “O que ocorre hoje no jornalismo também está acontecendo na publicidade. Atualmente, a própria democracia favorece caminhos para que sejam realizadas arbitrariedades. E não é este, sem dúvida, o Brasil que queremos”, enfatizou Ferrentini.

A escolha dos finalistas aconteceu em outubro do ano passado, quando cerca de 500 profissionais de mídia indicaram espontaneamente os melhores veículos de cada categoria. Depois, os vencedores aqui divulgados foram eleitos por um júri formado pelos membros da ABM (Academia Brasileira de Marketing), que é formado pelos seguintes profissionais: Agostinho Gaspar, Alez Periscinoto, Antonio Jacinto Matias, Álvaro Coelho da Fonseca, Amália Sina, Armando Ferrentini, Carlos Augusto Montenegro, Chieko Aoki, Cristina Arcangeli, Edson de Godoy Bueno, Eduardo Souza Aranha, Elcio Anibal de Lucca, Francisco Alberto Madia, Francisco Gracioso, Gilmar Pinto Caldeira, Guilherme Paulus, Ivan Zurita, José Bonifácio de Oliveira, Sobrinho “Boni”, José Estevão Cocco, José Victor Oliva, João de Simoni, Lincoln Seragini, Luiz Antonio Cury Galebe, Luiz Carlos Burti, Marcelo Cherto, Marcos Cobra, Miguel Krigsner, Milton Mira, Nizan Guanaes, Pedro Cabral, Peter Rodenbeck, Regis Dubrule, Viviane Senna e Walter Zagari.

Confira os vencedores:

TV aberta – Rede Globo
TV por assinatura – ESPN Brasil
TV Regional – Record Rio

Rádio AM – Jovem Pan
Rádio FM – Mix FM
Rádio Regional – Rádio Cidade ES

Revista de Assuntos Gerais – Veja
Revista masculina – Playboy
Revista feminina – Marie Claire
Revista de negócios – Exame
Revista customizada – VoeTrip
Revista decoração – Casa Claudia
Revista jovem – Rolling Stone
Revista celebridades – Caras
Revista segmentada – Prazeres da Mesa
Revista mercado de luxo – Wish Report

Jornal de assuntos gerais – O Estado de S. Paulo
Jornal economia – Valor Econômico
Jornal popular – Super Notícia
Jornal regional – Rede Bom Dia
Jornal gratuito – Destak

Mídia out of home – Elemidia
Web portal – Uol
Web buscador – Google
Web site veículo de comunicação – Rádio Jovem Pan
Web e-commerce – Magazine Luiza
Web serviços – Climatempo

Destaque do ano – Zero Hora 45 Anos
Lançamento do ano – Brasil Econômico
Profissional de Veículo – Gilberto Corazza
Profissional de mídia: Gleidys Salvanha

por Cristiane Marsola e Juliana Welling