Vendas crescem 51% na Black Friday
A Black Friday 2014, realizada na última sexta-feira (28), teve um faturamento de R$ 1,16 bilhão, representando um crescimento nominal de 51% em relação a 2013. Segundo a E-bit, se forem consideradas as compras efetuadas na véspera, o valor chega a R$ 1,4 bilhão. As categorias mais procuradas pelos brasileiros foram Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Moda e Acessórios e Informática e Eletrônicos.
Para o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, a previsão foi confirmada, já que a cada ano o evento ganha maior adesão do varejo e do próprio público. “O faturamento da Black Friday neste ano atingiu a expectativa que aguardávamos e representou o maior faturamento em um único dia no e-commerce”, assinala.
Os pedidos da sexta-feira chegaram a 2,2 milhões com o tíquete médio de R$ 522 – um crescimento de 32% em relação à última edição. Segundo o diretor, “a elevação do tíquete médio foi reflexo do aumento da confiança na data pelo consumidor e a possibilidade de efetuar bons negócios e economizar, muitas vezes para antecipar as compras de Natal”.
As ofertas atraíram de 1,2 milhão de consumidores únicos, sendo que 18% deles aproveitaram o momento e realizaram sua primeira compra pela internet.
Em comparação a uma sexta feira comum (no caso, a última sexta feira de outubro de 2014), a Black Friday se destacou por superar dados nos seguintes quesitos: 867% no faturamento; 619% na quantidade de pedidos; e 536% em número de consumidores únicos. A situação se repete no mobile com 609% de aumento no faturamento e 600% na quantidade de pedidos.