Vendas para o Natal caem nos shoppings, mas crescem no online
Era esperado que o Natal de 2016 acompanhasse o momento de crise e que este não fosse o melhor fim de ano para o varejo.
A Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings) divulgou um balanço informando que este foi o Natal mais fraco desde 2004, quando os dados do setor começaram a ser monitorados. As vendas caíram 3% na comparação com 2015, ano que também havia sido de queda de 2,8%.
As compras de Natal caíram nos shoppings
No e-commerce, no entanto, houve aumento do consumo. De acordo com balanço divulgado pela Ebit, as vendas no varejo online subiram 3,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. O levantamento considerou o comércio eletrônico no Brasil entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o que inclui o faturamento da Black Friday.
O Mercado Livre, por exemplo, comemorou o aumento das vendas em 53%, ante o mesmo período de 2015.
A norte-americana Amazon divulgou em comunicado que este foi o melhor Natal de todos os tempos. Mais de um bilhão de itens foram despachados mundialmente, segundo a empresa de varejo online. 72% das compras foram realizadas via mobile. O pico de consumo foi no dia 19 de dezembro.