Vermelho e verde

 

1. Há uma insatisfação em algumas agências que atendem contas do governo federal, devido ao atraso nos recebimentos das faturas, gerando situações de desconforto financeiro nas mesmas.

Há atrasos que atingem seis meses, o que não se justifica sabendo-se que não faltam verbas (nunca o governo arrecadou tanto). O que tem atravancado é o excesso de burocracia na liberação dos pagamentos, proporcionando prejuízos de monta às agências. Um deles – talvez o principal – é a agência ter que bancar o pagamento em dia das faturas dos grandes veículos, para gozo das bonificações de volume (que no caso de atraso são cortadas).

Como todos sabem, as BVs, que já foram no passado não muito distante extremamente criticadas por determinados grandes anunciantes, hoje são parte complementar indispensável da saúde financeira das agências.

Com relação às contas de governo, os atrasos obrigam-nas não raro a se socorrer da rede bancária para empréstimos, a juros de mercado que acabam diminuindo suas receitas.

Não deve ser difícil o governo consertar isso. Dinheiro é o que não falta.

2. Em 2012, a agência de marketing promocional b!ferraz ganhou concorrência para coordenar as ações comemorativas dos 110 anos da marca Harley-Davidson. O projeto estava em andamento, com orçamentos e planejamento aprovados, mas a tradicional empresa de motos capitulou e resolveu coordenar dentro de casa a iniciativa.

Ocorre que havia direitos autorais da agência a serem acertados, já que suas ideias apresentadas ao cliente seriam aproveitadas. Este em princípio se negou a fazê-lo, originando-se daí um conflito que chegou às mãos dos advogados das partes. Como mais vale um mau acordo do que uma boa demanda, evitou-se a procura da Justiça, até porque o tempo para a campanha era exíguo.

No início deste mês de maio, o anunciante concordou em pagar R$ 250 mil para seguir com a campanha, agora acelerada porque o aniversário da marca ocorre em junho.

Como se costuma dizer no meio, ninguém pode obrigar ninguém a trabalhar com um determinado fornecedor, mas se vai usar algo que exigiu inteligência estratégica, é preciso remunerar. Simples assim.

3. Nesta segunda (13), a APP comemora os seus 75 anos de atividades, com uma glamorosa festa no Jockey Club de São Paulo, aproveitando a ocasião para dar posse à sua nova diretoria e lançar o livro “Profissional de Propaganda: Um Galo na Cabeça”, que, em épocas difíceis como agora, tem outro significado, além de lembrar o galo símbolo da APP.

Dos tempos em que os sócios preferiam as mesas de bilhar na antiga sede da Rua 24 de Maio aos dias de hoje, nos quais a entidade revigorada voltou a ser peça importante no tabuleiro do mercado, a APP tem uma longa história de saldo altamente favorável em prol do profissional da comunicação do marketing (denominação mais recente que substitui a de publicitário, hoje insuficiente diante do avanço das demais disciplinas da comunicação comercial).

Todos ao Jockey, pois, nesta noite!

4. Elogiável a decisão da AlmapBBDO, admitindo quatro novos integrantes à sua estrutura societária. Luiz Sanches, Cintia Gonçalves, Gustavo Burnier e Rodrigo Andrade passam a reforçar a gestão da agência, até aqui dividida entre Marcello Serpa e José Luiz Madeira, que, juntamente com a BBDO (Grupo Omnicom), eram os únicos acionistas da operação brasileira da rede.

A visão dessa necessidade, e dela partindo para a decisão acima, é consequência natural do elevado status da agência, a mais premiada da história da propaganda do país, além de ser considerada pelo Gunn Report como a brasileira mais premiada no mundo, com 133 Leões conquistados em Cannes, entre outros prêmios em outros concursos do setor realizados no planeta e reconhecidos pelo Gunn Report.

É importante que se diga também que a AlmapBBDO não se destaca apenas pelo viés das premiações. O seu produto final, com prêmio ou não, é sempre de alta qualidade e pertinente com o que está sendo anunciado, além de extremamente funcional.

O clima que lá se respira é saudável. Quem a frequenta, diretor, funcionário, cliente ou visitante, sabe do que estamos falando.

Com o aumento do número de pessoas decidindo pela agência, ela pretende se expandir no mercado, enfrentando os novos tempos e os seus desafios, tendo em vista principalmente o crescimento das atividades irmãs da publicidade na comunicação do marketing.

Marcello Serpa e José Luiz Madeira reconhecem que não podem mais perder novas oportunidades de negócios, por não poderem atender seus clientes (atuais e os que chegarem) nessas novas disciplinas da comunicação comercial.

Até o final do ano será criada uma holding na AlmapBBDO, que abrigará a atual agência e outras que serão criadas ou adquiridas no mercado para atender à diversidade de ações dos anunciantes.

Este editorial foi publicado na edição impressa de Nº 2448 do jornal propmark, com data de capa desta segunda-feira, 13 de maio de 2013