Veronica Gordilho fomenta um ambiente de trabalho estratégico e acolhedor

Co-COO da Africa Creative aponta que, na agência, 70% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres

Veronica Gordilho, influenciada pela mãe, uma bailarina profissional, mudou-se para Nova York aos 16 anos, para estudar no School of American Ballet, até que um acidente no punho interrompeu sua trajetória na dança e a fez mudar de percurso. De volta ao Brasil, se formou em administração e entrou para o mercado de trabalho em São Paulo, como vendedora de loja. Já na publicidade, seu primeiro trabalho foi como estagiária na agência Lew’Lara\TBWA, onde descobriu sua afinidade com o atendimento ao cliente, e desenvolveu suas habilidades no setor.

Hoje, a executiva ocupa o cargo de co-COO na Africa Creative. Entre as estratégias que considera essenciais para a consolidação de sua posição, ela aponta a construção de relacionamentos sólidos, a busca por aprendizado contínuo e a disciplina como os seus principais motivadores.

“Manter o foco nos objetivos, sem perder a flexibilidade para lidar com desafios, foi essencial para minha evolução profissional. A curiosidade em fazer o novo também me impulsionou a buscar soluções inovadoras e a enxergar oportunidades onde outros viam obstáculos”, analisa. Estar aberta a feedbacks e se adaptar às mudanças do mercado também foram fatores essenciais para Veronica, que foi crescendo e assumindo posições de maior responsabilidade ao longo de sua carreira, como diretora, vice-presidente e agora co-COO.

Veronica Gordilho: “Como líder, incentivo a formação de equipes multifacetadas” (Divulgação)

Para a líder, a  presença feminina em cadeiras desse tipo é vital para a inovação e o sucesso das empresas, pois acredita que isso agrega com diversidade de pensamento e abordagem. “Diversos estudos indicam que organizações com maior diversidade de gênero tendem a ter rendimentos superiores à média do setor. Além disso, a representatividade inspira outras mulheres a perseguirem seus objetivos, criando um ciclo positivo de empoderamento e transformação no ambiente corporativo”, explica.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 10 de março de 2025