VEX inova para liderar com ainda mais força o mercado de OOH em rodovias
A VEX, que já é a maior detentora de concessões em rodovias no país, fará a maior digitalização já vista em estradas brasileiras para consolidar definitivamente o poder de audiência, impacto e frequência nesse segmento
Fundada há 22 anos por Alex Daniel e sua mulher, Tarita Romano, a VEX nasceu da fusão entre brasilidade, determinação, persistência e resiliência. “Alex da VEX”, como é conhecido no meio, iniciou sua carreira como motoboy e encontrou no universo da mídia exterior (que hoje chamamos de OOH) uma oportunidade transformadora, tornando-se fotógrafo de checking de outdoors na Evidência Luminosos. Posteriormente, passou a captador de pontos e vendedor. Após 2 anos, ele decidiu abrir a própria empresa com a mulher. Em um pequeno porão de 9m2 onde moravam, no dia 18 de setembro de 2001, às 3 horas da manhã nascia a VEX – nome que tem seu significado original no “V” de Vilma (mãe de Alex) e “ex” de Alex. Ali começava sua incansável jornada.
Em 2007, acontece o primeiro grande desafio de Alex: “Acabei conhecendo a política do país, com a lei que proibiu toda a publicidade exterior na capital de São Paulo. Para mim, foi um ato covarde e unilateral. Na época, a VEX tinha 300 painéis do tipo empena, topo de prédio e front-light, com mais de 50 colaboradores e mais de R$ 9 milhões já investidos em 6 anos. Isso foi destruído em poucos dias”.
Com resiliência, foi a partir desse momento que Alex decidiu entrar nas rodovias brasileiras. A simplicidade, a originalidade, o profundo conhecimento da geografia do Brasil e a busca implacável pelos melhores pontos consolidaram a VEX como líder em grandes formatos em rodovias. Com ativos em mais de 300 municípios, em todas as 5 regiões do Brasil e em 18 unidades federativas, a empresa conta hoje com mais de 1.600 faces estáticas e digitais, estando presente no raio de circulação de 180 milhões de pessoas e alcançando, assim, cerca de 84% da população brasileira.
Segundo Alex, a VEX não desvia de seu foco: mídia em rodovias. “Os locais são selecionados prioritariamente nas entradas e saídas das cidades. Nas grandes cidades, existe um movimento pendular gigantesco de pessoas que vão e voltam todos os dias da casa para o trabalho utilizando as rodovias de acesso. Somente nas 10 rodovias que chegam a São Paulo, esse tráfego representa 500 mil pessoas diariamente”, pontua Alex.
E ele continua: “É nas cidades pequenas e médias que a VEX se destaca ainda mais como uma oportunidade única de mídia. Por isso falamos que somos a empresa do Brasil com “S”, porque não estamos somente nos grandes centros. No interior, no Brasil profundo, as pessoas usam as estradas como verdadeiras avenidas – para estudar, trabalhar, namorar etc. Além disso, em várias das cidades a rodovia corta a área urbana ao meio, se tornando efetivamente a principal via para a população – como é o exemplo de Sinop e Sorriso (MT) e São José dos Campos (SP). E a VEX está sempre ali, impactando toda essa gente.”
Entre os marcos históricos da VEX, destaca-se o Maior Outdoor do Brasil, validado pelo RankBrasil, com 718 m2, em parceria com a Ultrafarma, às margens da Via Dutra. Além disso, um dos últimos cases emblemáticos da VEX foi a produção do maior painel em topo de pedágio do Brasil, com 480 m2 por face (recorde também validado pelo RankBrasil). Localizado na BR 101, em Santa Catarina, esse projeto atraiu a atenção do mercado ainda durante a implementação, e os primeiros anunciantes foram Beto Carrero World e Mastercard. Este case exemplifica o compromisso da VEX em exercer pioneirismo no mercado, sempre buscando novas formas de impactar e engajar o público.
Para qualificar seus impactos no mercado de OOH, a VEX utiliza dados de tráfego fornecidos pelas concessionárias das rodovias e o INFOOH, banco de dados sobre audiência da mídia exterior no país. Isso permite um planejamento de mídia mais efetivo para agências e anunciantes.
Em 2024, ao completar 22 anos, a VEX está agora focada em revolucionar novamente o mercado de OOH, partindo com força para a digitalização em rodovias e a conexão com as plataformas de programática.
“Fomos pioneiros como a primeira empresa de mídia em rodovias presente em todo o Brasil. E mais uma vez nós vamos ser pioneiros, com o primeiro projeto em âmbito nacional de digitalização de rodovias, com tecnologia de ponta – o que vai permitir que as campanhas cheguem em tempo real em cada canto do Brasil. A VEX tem orgulho de estar focada 100% nas estradas, levando segurança e credibilidade”, finaliza Alex Daniel.