Via Varejo anuncia troca de presidente
Francisco Valim renunciou à presidência da Via Varejo. Com a saída de seu principal executivo, a companhia anuncia como substituto Líbano Barroso, membro do conselho e vice-presidente de desenvolvimento estratégico do GPA (Grupo Pão de Açúcar, que controla a Via Varejo).
A Via Varejo é dona das marcas Pontofrio e Casas Bahia e atingiu lucro de R$ 1,175 bilhão em 2013, cifra 270% maior que os R$ 319 milhões do ano anterior. Maior anunciante do Brasil durante 11 anos consecutivos, perdendo a posição para a Unilever em 2013, a companhia passou recentemente por uma das principais concorrências do mercado publicitário, decidindo, após cerca de seis meses de processo, manter a conta de suas marcas na carteira da Y&R.
O GPA também passou por processo relevante no ano passado, negociando sua house agency com a Havas Worldwide. Em janeiro, Ronaldo Iabrudi substituiu Enéas Pestana no comando do grupo, que ainda está revisando sua estrutura após a conclusão da operação de controle acionário pelo grupo Casino, em 2012. “Valim foi uma peça-chave no fortalecimento da gestão, além de ter consolidado a liderança e a excelência da Via Varejo em seu segmento. Agradeço por todas suas realizações e dedicação à companhia. Estou muito confiante em que o Líbano terá papel fundamental no desenvolvimento da Via Varejo, pois, além de sua rica experiência pregressa ao grupo, ele ocupou o cargo de diretor vice-presidente de desenvolvimento estratégico do GPA e é membro do conselho de administração da Via Varejo”, afirmou Iabrudi por meio de nota.