Viajar é investimento preferido dos brasileiros, segundo pesquisa
A pesquisa também indica o crescimento das viagens solo a lazer
O Kayak, plataforma de planejamento de viagens, divulgou os resultados da edição 2019 de sua pesquisa global International Travel Survey. Realizado anualmente, o estudo tem o objetivo de identificar hábitos de viajantes de todo o mundo e entrevistou 23.400 pessoas.
No Brasil, a pesquisa conta com amostra de 1.006 participantes entre 18 e 65 anos e identificou que viajar é o investimento preferido dos brasileiros. Para 37% dos entrevistados, viagem é o item com o qual eles mais gostam de gastar dinheiro. Na sequência, melhorias para a casa teve 22% dos votos, eletrônicos recebeu 12%, roupas e alimentação obtiveram 11% cada uma, e eventos culturais 2%.
Mesmo que a categoria viagens tenha conquistado a liderança pelo segundo ano consecutivo, houve uma queda de 6 pontos percentuais em relação à prioridade de gastos em comparação com 2018, quando ela havia sido considerada o investimento favorito de 43% dos entrevistados. “Fatores como alta do dólar, instabilidade do câmbio e incertezas políticas têm impactado as nossas prioridades financeiras, mas viajar continua no DNA do brasileiro”, afirma Eduardo Fleury, líder de operações do Kayak no Brasil.
Já 67% dos brasileiros indicaram destinos de praia como ideais para as férias de 2019. Aluguéis de casa de verão foram escolhidos por 32% dos pesquisados, enquanto tours urbanos e roadtrips conquistaram, cada um, 30% das escolhas.
O International Travel Survey indicou ainda que a gastronomia é prioridade para 43% dos viajantes brasileiros e que 78% deles afirmam escolher seu destino final com base em expectativas em relação à comida.
Sobre meios de hospedagem, as acomodações tradicionais são as mais procuradas, e 77% dos entrevistados manifestaram preferência por hotéis. Em relação ao valor das diárias a maior faixa (32%) gasta entre 151 e 300 reais em média.
A pesquisa também revela o crescimento das viagens solo a lazer. 49% dos brasileiros já viajaram sozinhos, enquanto outros 26% afirmam que nunca o fizeram, mas têm interesse. A tendência é mais comum entre o público jovem, entre 18 e 22 anos, e vai caindo conforme os entrevistados vão envelhecendo.
Por fim, 32% dos brasileiros relataram estresse na etapa do planejamento de viagem. Destes, 43% apontaram a dificuldade de encontrar passagens baratas como o principal fator de nervosismo. “Esse dado reforça a importância dos metabuscadores, que reúnem todas as opções de passagens disponíveis para que o viajante possa fazer a melhor escolha”, acredita Fleury.