Vibra inaugura 'loja de inconveniência' para alertar sobre violência sexual infantil

A ativação oferece um percurso imersivo para conscientizar os visitantes; A campanha é assinada pela Pros

A Vibra inaugurou uma 'Loja de Inconveniência' para conscientizar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e incentivar denúncias. A instalação criada pela agência PROS ressignifica as lojas de conveniência dos postos de gasolina, transformando um espaço tradicionalmente associado à praticidade do dia a dia em um posto de denúncias.

A ação ocorre de 20 a 23 de março, na área externa do Shopping Cidade São Paulo, e os visitantes passam por um percurso. Cada uma das seções da loja provoca uma reflexão sobre a realidade da violência sexual infantil, expondo informações que revelam dados e as consequências dessa violência, reforçando a importância da denúncia e da proteção infantil.

A seção de mercearia, por exemplo, conta com embalagens de pano de chão com a frase: "Não passe pano para parentes, 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por eles (Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública Boletim Epidemiológico – Ministério da Saúde, 2023)."

No final, os visitantes recebem uma 'nota fiscal' com dados sobre a gravidade do problema e podem ver um espelho no quadro de 'Funcionário do Mês', sugerindo que qualquer pessoa pode ser um agente de proteção infantil.

Embalagem exposta na ativação (divulgação)

"A Loja de Inconveniência é um tapa na cara, muito do bem dado, que traz luz ao tema da violência sexual contra crianças e adolescentes de uma forma bastante visual, com compreensão instantânea e convite imediato à ação, no caso, denúncias", explica Adriano Abdalla, Chief Creative Officer da PROS.

"O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é um compromisso inegociável da Vibra. A ação da Loja de Inconveniência reflete nosso propósito de unir forças para transformar essa realidade dolorosa e muitas vezes invisibilizada. A informação é uma ferramenta poderosa de mobilização, e estamos utilizando todos os nossos recursos para sensibilizar e engajar a sociedade na luta contra essa violência inaceitável." afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

A campanha faz parte do Movimento Violência Sexual Zero, que une empresas e organizações da sociedade civil para reforçar a necessidade de um engajamento coletivo na proteção de crianças e adolescentes.