"Vim, vi e vendi", disse Marcello Serpa em apresentação
Serpa participa de evento em São Paulo
Com o tema “Vim, vi e vendi”, Marcello Serpa, sócio e co-chairman da AlmapBBDDO, pelo menos até o próximo dia 30, como ele mesmo disse, já que anunciou sua saída da agência, foi um dos convidados do terceiro dia do Festival do Clube de Criação, realizado nesta segunda-feira (21), em São Paulo.
Serpa começou falando da sua carreira, da sua passagem pela DPZ e DM9 e, por fim, sua chegada na Almap, que era agência que estava passando por grandes dificuldade e, com muito trabalho, se reergueu e se tornou umas das principais deste mercado. O publicitário disse que sempre quis ser dono de agência, por isso, chegou a recusar um convite de Nizan Guanaes para ser sócio minoritário da DM9. Na época, Serpa disse: “Prefiro ser um arbusto pequeno a uma sombra de carvalho” e decidiu procurar novos caminhos.
Já na Almap, Serpa disse que estabeleceu alguns critérios para conseguir fazer da agência o que ela é hoje. “O primeiro ponto firmado foi conseguir dizer não para algumas práticas do mercado. Nunca entramos em concorrência, por exemplo. Também não atendemos contas de governo.” Outro ponto levantado por ele, é a necessidade, de em qualquer campanha, tentar fugir dos clichês, que hoje inundam a propaganda.
Serpa ressaltou que, atualmente, muitas empresas acabam optando por esse caminho do óbvio e tradicional e passa a trabalhar em cima de três conceitos que são muito comuns de serem encontrados. São eles: “a marca mudando sua vida, ela te inspirando, e ela ajudando a mudar o planeta.”
Para o publicitário, “o mercado precisa deixar de ser hipócrita e trabalhar sim a sustentabilidade, mas não esquecer que o foco do negócio é vender.”
Ele falou também das mídias sociais, que não têm mais o conceito do início. “Hoje, tudo é cobrado e o formato que é preferido dos usuários são os vídeos, o que faz com que as empresas voltem a precisar das agências. Sobre sua saída do mercado, ele disse que não tem planos, mas que pode ser que volte a ter uma agência daqui algum tempo.