Vingadores e as marcas: ações com a Marvel e posts de oportunidade
Marvel Brasil fez parcerias para atingir diferentes públicos
O filme Vingadores Ultimato iniciou um efeito dominó de recordes e figura como um forte candidato a desbancar o líder em bilheteria, “Avatar”, que fez US$2,7 bilhões em 2009. E não é por acaso. O lançamento da Marvel Studios é o desfecho de uma jornada de 11 anos, 21 filmes e incontáveis fãs de diferentes gerações ao redor do mundo.
Em 2009, a Gizmodo noticiou que o longa de James Cameron faturou US$ 232 milhões na primeira semana. Mas a Walt Disney divulgou que só nos dois primeiros dias os herois somaram US$ 305 mi. No Brasil, foi recorde em um dia: US$ 7 mi e 1,5 mi de espectadores.
Avengers Endgame traz o desfecho de Guerra Infinita, após a destruição deixada por Thanos
A expectativa é que o longa mude o ranking de arrecadação em dólares: depois de “Avatar”, aparecem “Titanic” (US$2,1 bi), “Star Wars – O Despertar da Força” (US$2,06 bi) e “Vingadores – Guerra Infinita” (US$2,04 bi). O Hollywood Reporter estima uma abertura entre US$850 mi e US$950 mi globais. Os Estados Unidos representam um terço disso com o lançamento mais amplo no país: 4600 salas. E a divulgação foi intensiva. Segundo o portal Deadline, a Marvel fez a maior campanha promocional da empresa: US$ 200 mi (o anterior teve US$ 150 mi).
Por tudo isso, muitas marcas estão junto com os personagens. O longa inclui, por exemplo, a Audi, parceira desde o início do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). A montadora alemã fez ações com a atriz Brie Larson (Capitã Marvel) e com Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), com quem trabalha desde 2008.
https://youtube.com/watch?v=F6d-LqmvLsA
O ator que vive Tony Stark desde 2008 promovou a Audi durante a pré-estreia global em Los Angeles
Fora das telonas há uma série de parcerias, como com o Google que transformou seus resultados em pó. O território das redes sociais também se mostrou fértil para posts de oportunidades. PROPMARK separou algumas ações vistas nas últimas semanas. Acompanhe.
O time brasileiro
A Marvel Brasil tem divulgado o filme em diferentes públicos. O pacote tem mídia tradicional, digital, conteúdos patrocinados, e combos de cinema, como com a Cinemark e o kit com a Manopla do Infinito, que foi desenvolvido com a Coca-Cola, a Estrela e o Omelete.
O Porta dos Fundos fez o vídeo “Vingadores”, que brinca com o frisson pelo longa. A sessão parece um estádio com fileiras organizadas e gritos como “Aqui tem um bando de Loki, Loki filho de Odin” e “Ô Darth Vader, mas quem diria, o meu almoço é a sua bilheteria”.
Nas redes sociais, personalidades como Ana Maria Braga, Evaristo Costa, Padre Fabio de Melo e a dupla João Neto e Frederico fizeram vídeos divulgando a venda de ingressos. Alguns desapareceram pelo efeito-Thanos, que no filme apaga metade dos seres vivos.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Evaristo Costa (@evaristocostaoficial) em 20 de Abr, 2019 às 9:32 PDT
Na web, a Mauricio de Sousa Produções e a Disney se uniram para um pôster e um episódio da Mônica Toy com o Cascão como Homem de Ferro, e o Cebolinha como Capitão América.
Entre os produtos que se destacaram estão as latinhas da Coca-Cola Sem Açúcar. A marca estampou herois em uma coleção de 12 modelos limitados, criou uma ativação com realidade aumentada nos produtos e, com a WMcCann, transformou os aneis em pins colecionáveis.
Outro lançamento que atraiu a atenção dos fãs e colecionadores foi feita pela Ipiranga.
Já o Google fez uma brincadeira. A pesquisa por “Thanos” mostra a Manopla do Infinito no card sobre o personagem. Ao clicar nela, um estalar de dedos some com metade dos resultados. “As buscas por Thanos aumentavam conforme a estreia se aproximava. Queríamos criar um momento de alegria para os fãs. O Google teve a ideia, e a Disney / Marvel apoiou e aprovou o criativo, para garantir que o Easter Egg estivesse no espírito da franquia”, explicou a empresa.
Vi… [complete aqui]
Aproveitando o buzz do que tem sido chamado de filme do ano, diversas marcas fizeram posts de oportunidade nas redes sociais. Um dos que mais viralizou é da empresa Vibra Comigo, que comercializa vibradores. A Prefeitura de Curitiba chamou atenção (literalmente) com a pegadinha “Curitiba não exibirá o filme Vingadores – O Ultimato”. Já a TV Cultura resgatou alguns de seus principais herois, e o Allianz Parque tranquilizou seus frequentadores. O canal Me Poupe, a bebida Corote, e as redes de fast food Giraffas e Bob’s também entraram na luta com seus produtos e serviços.
Ações fora do Brasil, como coletivas de imprensa, ações beneficentes, pré-estreia com depoimentos e instalações em locais públicos também surpreenderam o público.
O ambiente digital foi ainda palco fértil de ações que encheram os fãs de material gráfico. Uma delas é o conjunto de stickers baseados em emojis inspirados nos personagens. Anteriormente, já havia sido lançado um combo de imagens para 40 hashtags.
O Ultimato chegou.
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iOS: https://t.co/hyHTmwazJ4
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