Vingadores Ultimato: recordes no Twitter e de anunciantes no cinema

Desde o primeiro trailer em dezembro de 2018, “Vingadores: Ultimato” iniciou um efeito dominó de recordes. Trailer mais visto em 24 horas: 289 milhões de views. Mais ingressos vendidos em uma hora do que em um dia do antecessor “Vingadores: Guerra Infinita”. Maior bilheteria global na estreia: US$ 1,2 bi. E agora: filme mais tweetado da história e o que mais atraiu anunciantes para o cinema no Brasil.

O combo de recordes deve crescer, porque só faz uma semana que o longa estreou. Ele é um forte candidato a desbancar o líder em bilheteria, “Avatar”, que fez US$2,7 bilhões em 2009. E não é por acaso. A trama é o desfecho de uma jornada de 11 anos, 21 filmes e incontáveis fãs de diferentes gerações ao redor do mundo. 

No primeiro final de semana, o filme levou mais de 5,6 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros. Além de ser positivo para sua distribuidora e redes de exibição, o resultado é bom para quem investiu em publicidade nas telonas, atingindo um grande público.

Segundo a Flix Media, que comercializa o espaço publicitário das redes Cinemark, Kinoplex, Cinépolis, UCI, Cinesystem, Centerplex, GNC e Moviecom, a empresa teve recorde de anunciantes para um único lançamento.

Foram fechados contrados com companhias dos segmentos de alimentos e bebidas, eletrodomésticos, construção, educação, automobilístico, eletrônico e empreendimentos. Os conteúdos incluem vídeos antes do filme, personalização de sala, sampling e banners nos sites dos principais exibidores do país.

Cristiano Persona, diretor comercial da Flix Media, comenta o período. “O meio cinema está vivendo um momento histórico, tanto pelo lineup de filmes incríveis como ‘Vingadores’ quanto pela comprovação de audiência impactada em sala. Hoje um anunciante da Flix Media tem rentabilidade e cobertura comparáveis a outros grandes meios com o diferencial de saber, via relatório Comscore de tickets vendidos, quantas pessoas foram impactadas”, afirma.

A LG Eletronics do Brasil foi uma das marcas que investiu e levou uma comunicação em tela do smartphone K12+ estrelada por MC Kevinho. Segundo Marco Frade, head de digital, media e PR da LG Electronics do Brasil, o objetivo da campanha é se se aproximar ainda mais do público jovem, considerando toda a influência que essa parcela do público tem na forma de consumo cultural como um todo na nossa sociedade. “O Kevinho nos pareceu o nome perfeito por representar bem esse perfil de jovem ousado, dinâmico e sociável, além de ter uma linguagem própria. Um exemplo dessa influência do jovem é o enorme impacto cultural que ‘Vingadores: Ultimato’, provavelmente o maior filme do ano, está tendo. E assim, para nós, pareceu lógica essa parceria com a FLIX Media nesse momento”, comenta.

Primeiro trailer atingiu mais de 289 milhões de views em 24 horas; o segundo teve 269 mi

Principal assunto
Outro recorde superado foi no Twitter. “Avengers: Endgame” superou todos os filmes, inclusive outra produção da própria Marvel Studios (Pantera Negra – 2018), que era o mais comentado, e alcançou o posto de filme mais Tweetado da história. Foram mais de 50 milhões de posts sobre o assunto em 2019, sendo metade desde a última quinta (25), quando estreou no Brasil.

O país, aliás, é o segundo país no ranking dos que contabilizaram mais conversas sobre o assunto e fica atrás apenas dos Estados Unidos. Em seguida aparecem Filipinas, Tailândia, Malásia, Japão, Reino Unido, México, Indonésia e França. Já a lista de personagens mais falados é liderada pelo vilão Thanos. Logo depois estão Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Loki, Homem-Aranha, Viúva Negra, Groot e Nebulosa.