Visão holística do mercado é importante, alerta head da David
Para a head de mídia da David, Márcia Mendonça, as transformações pelas quais passa o segmento são gigantescas, mas o processo ainda não terminou.
Neste Dia do Mídia (21), ela fala que o processo de aprendizado anda a todo vapor. “Estamos aprendendo e nos adaptando a todas as transformações. As agências oferecem hoje diversos modelos de atuação para a área de mídia e a verdade é que não existe uma resposta única, ou a melhor receita”, afirma ela, acrescentando: “Estamos no processo de entender como esse mercado pode operar de maneira cada vez melhor”.
Ela lembra que o mercado dispõe hoje de muitos dados e, para ela, “isso já foi pior”, porque antes, muitas vezes, “não se sabia como lidar com eles”. “Hoje, a bola da vez é o tratamento de dados. As grandes empresas já trazem alternativas de compra, terceirização e de segmentação que nos ajudam a trabalhar essas mídias de forma mais assertiva”, declara.
Ela acredita que os mídias estão caminhando para poder usar esses dados de um jeito cada vez mais cirúrgico. “E o caminho é conhecer o seu consumidor profundamente. Esse sempre foi o mantra do mídia, mas agora temos condições totais de fazer isso de forma real”, analisa a executiva.
Sobre a formação que um mídia deve ter nos dias de hoje, ela argumenta que precisa ser técnica. Márcia justifica sua opinião, lembrando de como era necessária a técnica entre os anos 1970/1980.
“A formação técnica era bastante necessária naquela época. Porém, fomos sucateados nesse meio do caminho. A entrada do digital acabou tirando um pouco do foco dessa tecnicidade. Agora, estamos trabalhando com tecnologia, então isso se faz necessário – que as pessoas sejam cada vez mais técnicas e especialistas no que fazem”, comenta.
Ainda segundo Márcia, não tem como começar uma carreira como mídia sem aprender a lidar com as ferramentas, porque o tempo todo se tem atualizações. E tudo muito rápido. “Daí, essa formação técnica volta a ser necessária, sempre aliada a um pensamento estratégico, claro. Visão de planejamento e criação. Se não você perde seu valor e fica paralisado. O mídia hoje precisa ter uma visão holística do mercado de propaganda”, constata.
A head fala também sobre a importância do mídia dentro da David. Segundo ela, todas as áreas da agência – atendimento, planejamento, criação – entendem claramente a importância da mídia. “Sabemos que em uma agência com forte reputação criativa, a ideia não é apenas uma responsabilidade da criação. E toda a nossa equipe trabalha com esse minset. Isso é um grande diferencial”, declara.
O status que conquistou o profissional da área atualmente parece que não para por aí, pois ela acredita que o futuro do mídia “é ser um grande operador de performance, um grande estrategista de eficiência, de conversão, um grande manipulador de dados”.
“O embrião do futuro da mídia são as mesas de performance. Em todas as peculiaridades de uma mesa de performance, desde a estratégia até chegar à criação. Esse é o pensamento que o mídia precisa ter”, explica.
Entre os principais clientes da David estão, por exemplo, Mondeléz (Lacta, Bis, Tang, Halls e Philadelphia); Burger King; Coca-Cola e Toyota/Lexus. Além de todos esses, Márcia diz que citaria Telecine e Playstation como marcas que estão fazendo importantes inovações em termos de mídia.