Vivo apresenta "Nuvem de Livros"

 

A Vivo encontrou, em uma parceria com a Gol Mobile, a oportunidade de reforçar duas ações constantes com um único projeto: a solidificação de seu novo conceito, “Conectados vivemos melhor”, e suas ações voltadas à educação, que tem dado retorno satisfatório nos últimos anos tanto em adesão e retorno financeiro, quanto à exposição de sua marca e relação com a causa. A iniciativa em questão é a “Nuvem de livros”, que passa a oferecer, graças a seus serviços de internet fixa e móvel, o acesso ilimitado de seus clientes a um acervo superior a seis mil livros, por valores que variam de R$ 1,99 por semana a R$ 6,90 por mês.

“Este é um projeto que se ancora na incrível capacidade que a web tem de disseminar educação e cultura, e a conectividade é a base para isso”, ressaltou Antonio Carlos Valente, presidente da Vivo, ressaltando a recente ampliação dos serviços de 3G da operadora, que atualmente estão disponíveis para 2.846 cidades, e a permanente realização de ações em prol da educação, especialmente via Fundação Telefônica — entidade presente em 14 países e que atua há 13 no Brasil, investindo anualmente cerca de R$ 10 milhões à causa. “Queremos fazer da tecnologia uma alternativa para o processo de aprendizado, vencendo dificuldades nascidas por questões geográficas e econômicas”, complementou o executivo.

A plataforma, disponível no site www.nuvemdelivros.com.br ou via aplicativos para dispositivos móveis, oferece títulos que vão de literatura e poesia a dicionários e enciclopédias, com obras de editoras e parceiras como Barsa, Ediouro, Fundação Roberto Marinho, Futura, Instituto Tomie Ohtake, Moderna, Nova Fronteira, Planeta e Sesi. Entre as opções estão obras de autores que vão de Machado de Assis e Monteiro Lobato a Oscar Wilde e Shakespeare, bem como campeões em vendas como “1822”, de Laurentino Gomes, e “50 anos a mil”, biografia de Lobão. “O conceito nasceu de uma observação clara: há hoje 15 milhões de alunos sem acesso a uma biblioteca. Há três anos, partimos em busca do objetivo de unir editoras e tecnologia. Para a ‘Nuvem de livros’, foram dois anos de dedicação em parceria com a Vivo”, explicou Jonas Suassuna, presidente da Gol Mobile. Ao acessar o conteúdo, independentemente da plataforma, o usuário não faz o download, mas sim acessa o conteúdo — hospedado em nuvem, vindo daí a inspiração para o nome — sob demanda.

Inicialmente, o projeto está disponível apenas para usuários de serviços da Vivo, seja o Speedy, os planos de telefonia móvel ou a conexão 3G. Não está descartada, porém, a oferta para o público geral — porém, a preços menos convidativos. “A ‘Nuvem de livros’ é um projeto colocado em prática em parceria exclusiva entre a Vivo e a Gol Mobile. Atualmente, ela é voltada aos clientes Vivo, mas estamos estudando algum tipo de oferta dos serviços para outros interessados, como por exemplo via Apple Store e outras lojas de aplicativos. Os valores, porém, devem ser mais elevados para esses casos”, analisou Alexandre Fernandes, diretor de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços da Vivo.

Os interessados em conhecer a ‘Nuvem de livros’ terão oportunidade de utilizar o sistema mobile por uma semana gratuitamente. Já a versão web terá degustação de um mês. Entre as outras iniciativas da Vivo voltadas à educação e tem apresentado resultados satisfatórios estão o Kantoo, serviço para ensino de idiomas via celular, utilizando SMS, voz e web; e o “Vivo Português com o Professor Pasquale”, serviço voltado à melhora do conhecimento da língua portuguesa, chancelado pelo professor Pasquale Cipro Neto.

Carona

O novo serviço não deve ganhar uma campanha específica, porém, é o mote principal da nova ação publicitária do Vivo Speedy, fundamentada na volta às aulas. Elaborado pela DM9DDB e intitulado “Perguntas de hoje em dia”, o esforço de comunicação tem um comercial como principal peça e mostra um garoto questionando seus pais com perguntas capciosas, como “Células-tronco nascem em árvores?” ou “Pai biológico é aquele que sabe tudo de biologia?”. Frente às dúvidas, a solução apresentada para o conhecimento de causa é, justamente a “Nuvem de livros”.