Vivo busca se conectar com o consumidor e investe no tênis

A Vivo é a patrocinadora do Brasil Open 2016, um dos mais tradicionais torneios do país. A 16ª edição da competição de tênis será realizada nesta semana, entre os dias 22 e 28, em São Paulo. 

“A Vivo acredita que o esporte conecta pessoas, que conectados vivemos melhor. Agora a Vivo está anunciando o patrocínio principal ao Brasil Open, o segundo maior torneio de tênis. Ele é importante porque pontua no ranking mundial. Vai ser bem divulgado, localmente vamos ter uma supervisibilidade e o evento também será transmitido ao vivo nas redes sociais e na TV. Com isso, estamos intensificando ainda mais o vínculo com o esporte”, afirma Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da companhia. “A expectativa é grande”.

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Cris Duclos: “Estamos intensificando ainda mais o vínculo com o esporte”

Para a operadora, que vem investindo no esporte como forma de criar conexões com os seus clientes e consumidores, o patrocínio do Brasil Open consolida a empresa como marca apoiadora da modalidade. Em 2015, ela iniciou sua atuação no tênis patrocinando torneios da categoria Challenger e Future, como IS Open, Campeonato Internacional de Campinas, Mundial de Tênis da Riviera e o Vivo Tennis Cup no RJ.

A empresa também patrocina o Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do tênis nacional, e a seleção brasileira de futebol desde 2005.

“O tênis conversa com nosso cliente pós-pago. A Vivo é líder e cresce no segmento. Também temos o Vivo V, um plano pós-pago de altíssimo valor com benefícios aos clientes. Então a gente usa o esporte para se conectar com esse cliente que gosta da modalidade, que assiste e comenta”, explica. Hoje, 57,6% dos clientes da Vivo são pós-pago.

Além do tênis, a companhia patrocina também o futebol, porque, segundo a executiva, “são dois esportes importantes para o Brasil”. “Assim temos os dois lados, o futebol, que é mais democrático, e o tênis, mais elitista”, explica.

Para aproveitar a vinda ao Brasil de Rafael Nadal, um dos maiores campeões da história do tênis e parceiro da marca, para o ATP 500, a Vivo promoveu, semana passada, um encontro dos seus clientes e principais parceiros com o tenista no Rio de Janeiro. Nadal é o embaixador global do Grupo Telefónica e a imagem do craque já foi usada em campanhas no Brasil.

Desafios

Para enfrentar a concorrência das empresas de telecomunicação, que estão operando num mercado que passa por grandes transformações, em que pessoas trocam cada vez mais mensagens por meio de aplicativos, como WhatsApp, a operadora investe na prestação de serviço completa.

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Rafael Nadal, que esteve no Rio de Janeiro semana passada, onde se enocntrou com clientes da operadora

“Hoje as pessoas mandam mensagem em vez de ligar. As pessoas acabam se comunicando mais por mensagem. Estamos atentos a essa mudança de comportamento com a utilização da internet, seja fixa ou móvel”, diz. “A grande mudança é que a internet móvel faz parte do dia a dia das pessoas, como não ocorria no passado. Estamos focados, cada vez mais, em conectar e estar a par do mundo de possiblidades que a internet tem. Por isso estamos investindo na prestação de serviços digitais para acompanhar essa alteração de hábito. As pessoas se relacionam com o banco, com a música e diversos serviços através de aplicativos. O público quer não só uma boa conexão para usar a todo e qualquer momento, mas tam bém um número de serviços amplo”, avalia.

Para concorrer com Whats- App, em outubro do ano passado, a Vivo lançou o Vivo TU Go, aplicativo de ligações e envio de mensagens via internet para telefones móveis para clientes Vivo.

As chamadas realizadas pelo Vivo TU Go são tarifadas diretamente do plano de serviço móvel do cliente, assim como o envio de mensagens. “Estamos atentos para oferecer soluções inovadoras para atender às diferentes necessidades de conectividade dos clientes”, diz a diretora de imagens.
Para atender a essa demanda, a Telefônica Vivo disponibiliza 88 serviços de valor agregado aos seus clientes, abordando desde saúde e bem-estar até o aprendizado de idiomas, sucesso profissional e leitura em geral. São mais de 43 milhões de clientes ativos.

A partir de abril, a Vivo se junta com a GVT e será uma marca única. A diretora de imagem e comunicação da companhia afirma que a meta da empresa é atuar na totalidade dos serviços de comunicação. Como diferencial, segundo Cris, a empresa foca em dois pilares: qualidade e conexão da internet, tanto fixa quanto móvel.

“Esses dois pilares nos ajudam a enfrentar este momento. Mesmo com a mudança nos mercados, as pessoas precisam de conexão. Quanto mais tiver conexão de qualidade, mais o cliente vai estar conectado. A transformação passa por estes dois pilares”.

A empresa está presente em cerca de 3,9 mil cidades, mais de 3,4 mil delas com acesso à rede 3G e 183 cobertas com 4G. No segmento móvel, a operadora tem 79,4 milhões de clientes e detém o maior market share do segmento (29,1%) em âmbito nacional, de acordo com resultados do balanço trimestral, referente ao terceiro trimestre de 2015.

Desde maio do ano passado, com a incorporação da GVT à Telefônica Vivo, a companhia aumentou a sua abrangência no segmento fixo e TV por assinatura em 20 estados e no Distrito Federal.