Vivo é questionada por possível quebra de privacidade
Antes mesmo de lançar oficialmente o aplicativo Smart Steps, a Vivo já sofre com questionamentos sobre a ferramenta. A operadora foi denunciada pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) e notificada pelo Ministério da Justiça, que acusou que a operadora poderia estar ferindo a privacidade de seus usuários com a novidade.
A principal função do aplicativo é reunir informações sobre o dono do aparelho celular, tais quais geolocalização, sexo e faixa etária, para que, com base nestes dados, a operadora e seus parceiros possam melhorar seus produtos e serviços, além de enviar ofertas direcionadas ao perfil de público mais apurado.
A operadora manifestou-se por meio de nota, e afirmou que “o serviço irá utilizar apenas informações prévia e expressamente autorizadas pelos clientes”, além do aplicativo, ainda não lançado e desenvolvido em parceria com a empresa de pesquisa Gfk, trabalhar os dados apenas de forma consolidada, “não havendo qualquer individualização das informações ou possibilidade de rastreamento dos usuários”.