Vivo se une à PayPal para serviço de pagamento mobile

Dando continuidade à estratégia de ampliação da oferta de serviços agregados, que vão além da telefonia móvel pura e simples, a Vivo apresentou nesta quarta-feira (8) o início de sua parceria com a PayPal, líder mundial em pagamentos online, para oferecer aos clientes de sua base um sistema que transforma o celular em um canal para envio e recebimento de pagamentos. O principal diferencial do serviço é sua disponibilidade para os chamados “feature phones”, aparelhos mais básicos e simples que os smartphones, chegando assim a atingir número próximo à totalidade de sua base, hoje cerca de 75 milhões de clientes, segundo a companhia.

Utilizando o sistema USSD, similar ao do SMS, a novidade possibilita aos clientes Vivo realizarem a recarga de créditos para pré-pagos, bem como a transferência de valores para outros usuários, mesmo sem conexão à internet, utilizando um serviço que une chamada e um menu seletivo na tela do aparelho móvel. “Estamos novamente aprsentando um produto muito inovador. O mais importante é que esse serviço deve estar acessível para praticamente todos os nossos clientes”, destacou Paulo Cesar Teixeira, diretor geral da Telefonica|Vivo. “Temos hoje uma diretoria focada apenas em serviços financeiros, com mais de 10 parceiros para outros serviços, entre bancos e seguradoras. Os pagamentos mobile já são uma realidade e agora queremos transformar sua utilização e acesso em algo cada vez mais democrático e massivo”, complementou Christian Gebara, diretor executivo de estratégia e novos negócios da empresa.

O único requisito básico para utilização do serviço, além de ser cliente Vivo, é portar um cartão de crédito, necessário para o cadastro no PayPal – que pode ser feito em poucos minutos pelo próprio celular. A partir daí, é possível selecionar um valor de recarga dentre diversas opções, habilitando o pacote instantaneamente, ou mesmo utilizar o serviço como meio de pagamento, fazendo transferências de valores até cerca de R$ 200 reais para outro cliente da operadora também cadastrado. “Esta é a primeira solução de pagamento disponível para feature phones. Do mesmo jeito que passamos do cheque para o cartão, acreditamos que, no futuro, os consumidores terão uma carteira digital, hospedada na nuvem, e o celular será a porta de acesso a ela”, ressaltou Mario Mello, head do PayPal na América Latina. “A ferramenta permite, por exemplo, a transferência de valores para pagamento de um taxista ou manicure, tudo pelo celular”, acrescentou.

Já disponível, o serviço pode ser iniciado como ligação gratuita, pelo *777#, gerando um menu inicial de cadastro. Pessoas que já possuem conta no PayPal podem integrar a novidade ao cadastro já existente. O serviço de recarga é gratuito para os clientes. Já as transferências geram uma taxa de R$ 1 para quem envia os valores e, por se tratar de um sistema que utiliza o cartão de crédito, uma taxa que varia de 5,4% a 6,4% para quem os recebe.