VMLY&R Brasil lança projeto com foco em equidade racial no atendimento
A Academia Preta de Negócios (APN) irá contar com a presença de executivos e clientes, como Visa e Vivo
A VMLY&R Brasil, por meio das áreas de Equidade, Inclusão e Pertencimento (EI&P) e Negócios, anunciou o lançamento de um projeto que visa estimular a equidade racial na área de Atendimento das agências, intitulado Academia Preta de Negócios (APN).
A iniciativa tem como foco profissionais que atuam em outros segmentos do mercado de trabalho, mas que têm o sonho de construir uma carreira na publicidade.
“Uma das áreas que menos têm pessoas negras na publicidade é o Atendimento. Por isso, queremos empretecer esse setor. Este projeto-piloto pretende mapear talentos que tenham aptidão para a setor de negócios e criar oportunidades para que conheçam o segmento e o nosso mercado, além de abrir a troca de experiências e o intercâmbio de saberes”, explicou Valerya Borges, diretora de Equidade, Inclusão e Pertencimento da VMLY&R Brasil.
Além da participação das lideranças da VMLY&R, o projeto terá a presença de clientes Visa, Vivo e o apoio da Aliança Sem Estereótipos, da ONU Mulheres, que possui um grupo de trabalho interno para promover iniciativas que visam estimular a inclusão de pessoas diversas em diferentes áreas da publicidade. A APN também contará com Egnalda Cortes, da Cortes e Companhia, primeira agência de creators negras e negros da América Latina e da plataforma em rede Instituto Mestre GP.
Destinado a pessoas com mais de 18 anos e sem limite etário, o programa prevê a inscrição de até 25 participantes e inclui encontros semanais, que estão previstos para acontecer entre os meses de julho e setembro de 2023, que serão compostos por temas como Produção Básica; Mídia Básica; Por que o Planejamento existe; Processos; Gestão de Projetos; Briefing; O Atendimento; Plataformas Digitais; e O Ofício Criativo.
“Todas as agências estão trabalhando para melhorar a equidade racial em seus quadros, mas existe uma dinâmica 'rouba monte' que não ajuda o mercado. Por exemplo: acabei de contratar minha primeira diretora preta, mas deixei outra agência sem ela. Queremos mudar essa lógica, trazendo profissionais de fora da propaganda e preparando-os para atuarem em Atendimento/Negócios não só na VMLY&R, como também em outros players do mercado”, complementou Leo Balbi, Chief Business Officer da VMLY&R Brasil.
A cada encontro, além de Léo Balbi, executivos da agência como Fernando Taralli, CEO da VMLY&R Brasil; Alejandro Suarez, Chief Financial Officer da VMLY&R Brasil; Sleyman Khodor, Chief Creativity Officer da VMLY&R Brasil; Sumara Osório, Chief Strategy Officer da VMLY&R Brasil; Jaqueline Travaglin, Chief Operating Officer; Nicole Godoy, Head de Produção; e Luiza Valente, Head de Mídia da VMLY&R Brasil, compartilharão aprendizados e trajetórias.
Nos encontros, cada convidada e convidado externo irá dividir conteúdos em suas áreas de atuação, enquanto a Visa e a Vivo irão promover conversas dos candidatos e candidatas com executivos de marketing das empresas para mostrar o lado do cliente e discutir as boas práticas da pessoa profissional de Atendimento. Já a Aliança sem Estereótipos falará sobre os estigmas e arquétipos na publicidade e a Egnalda, da Cortes e Companhia, compartilhará a sua visão sobre empreendedorismo e negócios. Por sim, o MestreGP terá como missão ajudar os candidatos a darem os primeiros passos no entendimento e aplicação prática da gestão de projetos.
A identidade visual da Academia Preta foi idealizada a partir de uma reinterpretação dos grafismos heráldicos (sistema visual criado na Europa no século XII), inspirada nas máscaras africanas longilíneas que muitas vezes lembram escudos e eram usadas em diversas cerimônias sagradas. A escolha foi substituir referências europeias e trazer uma conexão com a iconografia negra para simbolizar a representação da APN.
As pessoas participantes que não receberem convites para integrar o time da VMLY&R Brasil farão parte do banco de talentos da agência, compartilhado com outras empresas do grupo WPP.