VMLY&R incorpora as operações da divisão e-commerce e da GTB Brasil
Movimento local traz à sua carteira a conta da montadora Ford, núcleo que será dirigido por Martin Zucchini com a saída de Vico Benevides
A partitura da operação brasileira da gigante VMLY&R tem novo arranjo. A orquestração ganha reforço de duas áreas que anteriormente eram independentes, mas que passam a fazer parte do guarda-chuva da marca do WPP. A movimentação é estritamente local e foi coordenada pessoalmente pelo CEO Fernando Taralli, além de ocorrer pouco mais de um ano da fusão das marcas Y&R e VML.
A decisão envolve a incorporação da GTB Brasil, agência exclusiva à automotiva Ford, que no mercado brasileiro é dividida com a Energy BBDO. No mercado internacional, a marca GTB permanece no atendimento às demandas de marketing e da rede de concessionárias da montadora, assim como no país. A nova liderança do núcleo automotivo da VMLY&R será de Martin Zucchini, que vai substituir Vico Benevides, que deixou a operação.
A nova orquestração também contempla a chegada da VMLY&R Commerce, que, segundo a agência, vai impulsionar a experiência de UX (Consummer Experience) e em e-commerce. Essa área já atende Coca-Cola e Ford, além de projetos específicos para clientes. O negócio terá o comando de Ana Toscano, líder de operações e client services da VMLY&R Commerce, que está nessa posição desde o ano de 2013, quando ainda era identificada como Geometry.
“Logicamente, a pandemia foi um acelerador da transformação dos hábitos de compra do brasileiro. Hoje, todos os clientes têm estratégias de DTC, sejam elas próprias, ou através de marketplaces. Apoiar nossos clientes nessa evolução é natural, tendo agora expertise em qualquer fase do funil e sendo capaz de solucionar desafios por momento de compra ou, idealmente, de forma integrada”, assegura Fernando Taralli, CEO da VMLY&R. “Acreditamos que a brand experience vai além da comunicação e precisa estar integrada à consumer experience, gerando valor emocional e funcional para as pessoas. Por isso, faz todo o sentido trabalharmos integrados com a Commerce”, ele acrescenta.
O escopo à Ford envolve a transformação das ativações digitais da montadora, que encerrou suas atividades industriais no Brasil, além de “estratégia, criação, produção e otimização de plataformas digitais, assim como por toda a experiência de jornada digital do consumidor, incluindo analytics, UX/UI, shopper e redes sociais”. “O novo modelo de negócio da Ford está focado em um público cada vez mais qualificado e conectado, em que a personalização e a jornada de experiências e comunicações precisam se tornar mais únicas e especiais. Vivemos uma oportunidade de unificar em uma única agência o fazer e o falar, CX e BX, digital, e-commerce e brand experience para tornar a vida do cliente energizada e pronta para mais”, diz Zucchini.
A VMLY&R ganha com esses novos negócios, mas Taralli tem uma explicação que vai além do escopo financeiro. “Mais do que números, estamos olhando para o nosso portfólio de serviços e de clientes, pensando no futuro da agência e das marcas com as quais trabalhamos. Apoiar nossos clientes nessa evolução é natural, tendo agora expertise em qualquer fase do funil e sendo capaz de solucionar desafios”, finaliza Taralli.