Você quer falar de digital?

Que o digital cresceu e ainda vai crescer muito, não é mais novidade. Que a pandemia acelerou isso, também não. E, obviamente, que todos nós apaixonados pelo tema vimos esse movimento e tivemos o sentimento do famoso “sabia que isso iria acontecer, mas infelizmente pelo motivo errado”.

O fato é que tudo que estamos vivendo, sem precedentes, nos tirou de um lugar e simplesmente nos lançou em outro de forma brutal, o que refletiu muito no crescimento e consumo digital e, em muitos casos, passou a ocupar uma parcela ainda maior da conversão. Obviamente isso trouxe pauta e luz para um assunto que não só virou relevante, como é a maior pauta em todos os lugares.

O que mais me chamou atenção ultimamente foi ouvir tantas salas do Clubhouse sobre o tema, umas mais cheias, outras mais vazias e outras até no limite de acesso, dependendo dos speakers envolvidos. E me trouxe um certo incômodo e reflexão a respeito do assunto, que escrevo aqui com a intenção de não somente provocar você que está me dando a oportunidade de ler este artigo, mas também de trazer uma reflexão um pouco mais profunda sobre esse tema.

Embora o título sugira que eu queira iniciar uma briga – confesso que inicialmente era esse o intuito, ainda mais vivendo uma rotina diária tão desafiadora em busca constante do resultado –, ao escrever aqui, mudei minha abordagem, ação e até o intuito final. Isso se refletiu no ponto mais importante, que é exatamente o comportamento diário da audiência que tanto buscamos. Essa audiência vive em constante movimento, querendo e buscando coisas diferentes o tempo todo. O que reflete em estímulos e gatilhos que fazem todo o processo de compra e relacionamento com a marca ser impactado e até mesmo mudar de decisão final, assim como eu aqui.

Por isso, a provocação inicial em investir, pelo menos, uma hora do seu dia consumindo e aprendendo com os dados que gera ou recebe se dá com o intuito de fazer você pensar que o mais importante não é investir no digital como meio, coletar dados, testar formato, fazer test & learn, entre tantas outras iniciativas importantes que nos ajudam a ter respostas táticas e imediatas, mas que ainda tiramos muito pouco de tudo que podemos explorar.

Sabemos que o digital gera pauta e discussões, mas o tema que irá abrir novas conversas é sobre o que você aprende com os dados que você gera. Eles irão guiar suas falas e decisões de forma mais relevante e profunda. Mais do que isso, irão trazer mudanças e resultados de negócio imediato, em médio e longo prazo.

Não se trata de uma rotina mensal ou semanal. É uma rotina que precisa ser diária, assim como consumir o jornal pelas manhãs, ouvir o café com marketing no digital, acessar portais especializados e tantas outras frentes de informação relevantes. Precisa virar um hábito e estar na sua rotina. É necessário, todos os dias, uma dose de consumo sobre os dados que você gera e recebe, seja como cliente ou como parceiro, assim as conversas serão mais verdadeiras e as trocas mais ricas.

Estar atento aos dados é perceber que as necessidades do consumidor mudam toda hora, dependendo do momento, estímulo e gatilho, e em cada momento desses você precisa acolher de forma diferente. Repare que aqui uso a palavra “acolher” e não “se posicionar”, porque o momento pede acolhimento. Pode parecer apenas uma mudança semântica, mas ela reflete muito seu olhar sobre a mensagem ou a peça que você irá inserir naquele momento. Se você chegou até aqui imaginando que eu fecharia esse tema escrevendo apenas sobre o investimento digital, sinto em decepcionar você ou surpreender, porque, se você começar a degustar mais sobre os dados que você mesmo gera, acredite: suas escolhas serão ainda mais acuradas. Você vai entender o papel e impacto correto de cada meio e, com isso, irá aumentar ainda mais seus resultados, gerando conversas mais profundas, seja com as plataformas, veículos, consumidor, cliente ou colaboradores da sua empresa.

Fica aqui o convite para que você se desafie a incluir mais um hábito novo na sua rotina e, acredite, os resultados serão refletidos em curto espaço de tempo.

Glaucia Montanha é diretora geral na Convert Digital Business e Performance