Você sabia que a atiradora do YouTube era creator da plataforma?
A mulher que disparou tiros na sede do YouTube, em San Bruno, na Califórnia, nesta terça-feira (3) foi identificada como Nasim Najafi Aghdam. Ela baleou três pessoas e teria se matado em seguida, de acordo com informações divulgadas na imprensa internacional até o momento.
Não está claro ainda o que fez Nasim promover o ataque. Durante as últimas horas, foi revelado que ela é uma creator de vídeos, com pelo menos quatro canais no YouTube, focados em direitos dos animais, alimentação vegana, esporte e estilo de vida saúdavel.
Segundo o Los Angeles Times, Nasim reclamou que o YouTube estava restringindo e suprimindo seus vídeos, gerando menos visualizações e, no caso, dinheiro para a influencer. Em janeiro, ela publicou um vídeo acusando a empresa de “discriminar” e “filtrar” os seus conteúdos. “Não há oportunidades iguais de crescimento no YouTube”, criticou.
Em janeiro, o YouTube anunciou mudança nas políticas de remuneração por anúncio e monetização aos criadores de conteúdo. Os requisitos mínimos para que canais comecem a receber dinheiro do site ficaram mais rígidos. Agora, é preciso adquirir no mínimo mil inscritos e 4 mil horas de visualização nos últimos 12 meses em vídeos postados.
A emissora CBS2 News conversou com o pai de Agdham, que afirmou que a youtuber estava desaparecida há alguns dias, quando recebeu ligação da polícia que ela tinha sido vista em Mountain View, região próxima à sede do YouTube. O pai teria avisado a polícia sobre a revolta da filha contra o YouTube.