Vogue leva seu baile para o Rio em busca de flexibilidade e reinvenção
Após 15 anos marcando presença no Carnaval de São Paulo, o baile da Vogue tem novo endereço e data a partir de 2020. O hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, receberá a atração a partir do ano que vem, no dia 7 de fevereiro, marcando um momento de mudanças e nova estrutura da tradicional festa de gala.
As novidades foram apresentadas durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10), no Veste Rio, evento promovido pela Vogue na capital fluminense. Segundo Daniela Falcão, diretora geral da editora Globo Condé Nast, detentora da marca Vogue e do baile, a proposta é fomentar a economia de uma das cidades que mais contribuem para o cenário da moda, cultura e arte como um todo.
“O Rio é um cenário que inspira muito a revista. Bebemos de seu folclore, da alegria na hora de criar nossas páginas e editoriais, sem contar que a cidade é a pátria do Carnaval. Fazer o baile abrindo essa festa no Rio é o chacoalhão, a mudança que a gente estava precisando. Houve um desejo, depois desse ciclo de 15 anos em São Paulo, de renovação”.
A executiva explica ainda que o baile, a exemplo do que começou em 2019, quer abraçar a diversidade em todas as suas formas, o que inclui estar aberto a novos espaços a cada ano. Isso significa que nas próximas edições, um ponto turístico diferente da capital fluminense receberá a atração. Nesta mesma lógica de diversidade, para o ano que vem, a programação musical será mais ampla, com três palcos simultâneos com estilos musicais diferentes.
As possibilidades de ativação de marca também se ampliam. Até o momento, apenas a Diageo está confirmada como patrocinadora, mas o pacote comercial já está na rua. No começo de novembro, as demais cotas começarão a ser divulgadas.
Fomento local
Dando continuidade à iniciativa que começou em 2019, o baile da Vogue elegerá três ONGs parceiras para destinar parte de sua receita. Com a mudança para o Rio, as entidades escolhidas terão atuação na cidade. Até o momento, a escola de teatro Spetaculu já foi confirmada. Em breve, outras duas organizações serão anunciadas. “Queremos beneficiar projetos com caráter de educação e formação na área criativa. Ou aquelas ligadas a questões importantes para a marca Vogue, como sustentabilidade, por exemplo”, destaca Daniela.
Outra forma de fomentar as atividades que acontecem na cidade é a criação de um selo para estabelecimentos parceiros do baile. Dessa maneira, hotéis, salões, restaurantes e outros prestadores de serviços com a chancela da Vogue serão recomendados aos mais de 1500 convidados do baile.
“Vamos dar recomendações desses serviços sem cobrar nada por isso. Será um selo editorial que permitirá aos prestadores de serviços que tenham informações sobre o baile em primeira mão, assim eles podem se preparar com antecedência para oferecer vestuário, adereços e outras entregas. “Queremos criar um buzz que não seja apenas no dia do evento. Vamos negociar também descontos e outros benefícios aos participantes”, finalizou Daniela.