Volkswagen cria concessionária digital que pode chegar onde o cliente está

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Sistema foi desenvolvido pela Volkswagen em parceria com a Vetor 0, IBM e Samsung

Já pensou em comprar e conhecer todos os detalhes de um carro, como se estivesse nele, só que do sofá da sua casa? O futuro está mais próximo do que você imagina. De olho nos avanços da tecnologia e nas mudanças de hábito dos consumidores, a Volkswagen começou em dezembro de 2018, um projeto piloto em 10 concessionárias espalhadas pelo Brasil com o intuito de trazer novas experiências para o público.

O formato de concessionária digital, que conta com tela touch, óculos de realidade virtual, tablet e espaços de convivência, deve chegar a cerca de 100 pontos de venda até o final de 2019. Através da tecnologia os clientes poderão ‘entrar’ em todos os veículos do portfólio da marca, assim como, pesquisar os detalhes, diferenciais, condições de compra e financiamento no aplicativo ‘Saiba Mais Volkswagen’.

A iniciativa, que começou no Brasil e foi desenvolvida pela própria montadora em parceria com a Vetor 0, IBM e Samsung, será aplicada também em sete países da América Latina ainda no primeiro trimestre deste ano. No momento, ainda não é possível realizar a compra de um veículo pela ferramenta, mas segundo a Volkswagen isso deve acontecer até o mês de junho.  

“Em linha com a nova Volkswagen e pensando neste novo perfil de consumidor que busca tecnologia, sofisticação, design e conectividade, a marca inova e moderniza sua rede de concessionárias no Brasil. A partir do primeiro trimestre de 2019, diversas lojas em toda a América Latina estarão equipadas com ferramentas digitais inovadoras que permitirão vivenciar uma nova experiência com a marca”, diz Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina.

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Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina

A concessionária digital chega também como uma forma de repensar os modelos tradicionais de lojas. Com um investimento de R$ 28 mil em cada espaço, a ideia é ter no futuro empreendimentos mais enxutos, a partir de 90m² e lojas pop-up em locais menores como, por exemplo, em shoppings. O novo formato facilitará a presença da Volkswagen nas regiões mais nobres de cada região.

“Estamos em uma etapa de transformação, mas este é um processo gradual junto com as concessionárias. Este sistema irá permitir que elas tenham um espaço menor, com menos carros físicos em exposição, mais pontos de vendas e um atendimento mais personalizado. Além, de escolherem se querem ter uma loja para vendas, oficina de reparo ou todos os serviços. No futuro a ferramenta irá levar o showroom para a casa dos clientes. Vale ressaltar que este sempre será um trabalho em conjunto com as concessionárias”, reforça Di Si.

Sobre as perspectivas para 2019, Di Si revela que está otimista. “O Brasil vai continuar crescendo. Os bancos me falam que há liquidez, crédito e a menor taxa de inadimplência da história. Nas concessionárias, me revelam que a confiança do consumidor voltou. Com essa combinação de fatores acredito que teremos um bom ano de 2019 e 2020. Estamos preparando a empresa para crescer dois dígitos”, finaliza.