Volkswagen lança Seleção Volksbus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta segunda-feira (9) a Seleção Volksbus, projeto que oferece a 11 times de futebol brasileiros ônibus personalizados. Os clubes Corinthians, Santos, Vasco da Gama, Flamengo, Atlético Paranaense, Internacional, Grêmio, Sport, Náutico, Goiás e São Paulo receberão, nas próximas semanas, os ônibus feitos para o transporte de seus jogadores e comissões técnicas.  

A ideia surgiu em 2007, quando a montadora forneceu um ônibus exclusivo ao Corinthians. Devido ao resultado positivo desta parceria, a Volkswagen resolveu estender aos outros dez times brasileiros, escolhidos após análise da exposição dos clubes na mídia,  aceitação do público e posicionamento estratégico de mercado para a marca. “A Volks tem por obrigação e filosofia apoio à açãoes desta natureza [incentivo ao esporte e cultura]. Além disso, é uma execelente ferramenta de comunicação e retorno espontâneo de mídia instantânea muito bom”, disse Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

Os times de futebol usarão os ônibus por meio de um contrato de comodato com duração de dois anos. Neste período, os veículos serão responsáveis pelo transporte dos jogadores durante os campeonatos estaduais, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e, nos casos dos clubes Grêmio e Sport, durante a Copa Libertadores da América 2009.

Comunicação

Para a divulgação da Seleção Volksbus a AlmapBBDO criou um hotsite, no qual os torcedores puderam votar, entre os meses de novembro e dezembro, na pintura dos ônibus do Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco da Gama e Internacional. Os demais times não autorizaram esta ação e no caso do São Paulo Futebol Clube, que teve o contrato fechado neste domingo (8), ainda não está definido se os torcedores poderão opinar no ônibus.

Segundo Ricardo Barion, diretor de marketing da montadora, também haverá uma campanha online e nas datas da entrega dos ônibus aos clubes, haverão ações locais, ainda a serem definidas. Também haverá um ação de marketing de relacionamento, no qual os frotistas da Volkswagen receberão ingressos para os jogos dos times participantes da Seleção Volksbus. “Esta é uma campanha de imagem e nosso foco não é no comprador e sim, na exposição da marca. É um como se fosse um outdoor”, comentou Barion.

O investimento total não foi divulgado, mas de acordo com Barion, o custo de cada ônibus varia entre R$ 470 mil a R$ 580 mil, dependendo dos atributos e acabamentos de cada veículo.

por Maria Fernanda Malozzi