Saveiro se mantém como ‘carro do aventureiro'
A Volkswagen apresentou a Nova Saveiro 2014 como um carro “carregado de aventura”. A montadora optou por manter o posicionamento que a marca já usava desde sua última geração, lançada em 2009, por tratar-se de uma estratégia que dialoga com os dois públicos majoritários do modelo: os que usam o carro para trabalhar e os que o aproveitam para viagens. “Os estudos que fizemos para o lançamento do novo modelo confirmou esse lado aventureiro (do comprador)”, disse Carlos Leite, gerente-executivo de produtos e marketing de comerciais leves da Volkswagen.
Segundo o executivo, a estratégia é reforçar esse posicionamento. “A Saveiro não é um carro novo. Ela já é conhecida como o carro carregado de aventura”, continua. Leite esclareceu ainda que a faixa etária do comprador da Saveiro é bastante extensa, abrangendo consumidores dos 30 aos 60 anos, mas que o trabalho de marketing tem como foco o público mais jovem. Por isso, toda a comunicação será feita sobre a versão Cross, top de linha, a mais atrativa para os mais novos. Há ainda as versões Trooper, Trend e a básica.
Com o novo modelo, a Saveiro chega à sua 6ª geração. A picape derivada do Gol completou 30 anos e tem a metade da idade da Volkswagen no Brasil. A montadora, inclusive, lançou no início deste ano sua campanha institucional celebrando suas seis décadas de operação no país, estratégia que conta com um time de craques como Pelé, Neymar, Lucas, Raí e Rivellino para representar as diversas gerações marcadas pela presença da empresa (leia mais aqui).
Leite indica que a Saveiro deve integrar essa comunicação, mas não revela qual é o jogador que protagonizará a campanha do modelo e nem mesmo confirma se esses nomes farão parte das ações de marketing. “O público tem que se identificar com quem está dirigindo o carro. Tem que ser alguém com o jeito do picapeiro. Pode ser que tenha um desses jogadores, pode ser que não. Precisa ser alguém que represente essa persona e esse segmento”, afirma o executivo.
A campanha de lançamento da Nova Saveiro 2014 deve começar a circular entre os últimos dias de abril e o início de maio. Desenvolvida pela AlmapBBDO, a comunicação será 360° e englobará mídia online e offline, com maior presença na TV aberta e por assinatura – já que estes são os meios mais importantes de divulgação da picape, segundo Leite. A campanha de lançamento, diz ele, não deve ser alinhada com a celebração dos 60 anos da Volkswagen, visto que é um momento de posicionamento do carro no mercado, e mostrará o lado aventureiro do modelo.
Design global
O design da Nova Saveiro 2014 também dá sua contribuição para o estabelecimento da marca. É a primeira vez que o automóvel se alinha à identidade global da Volkswagen, adotando em algumas regiões do carro o mesmo desenho usado em produtos vendidos pela montadora no mundo todo.
A estratégia é seguir a tendência que se estabeleceu na indústria automobilística e criar um DNA visual da montadora que seja identificado em seus modelos. Guilherme Knop, supervisor de design da Volkswagen, afirma que o que esse processo envolve “estabelecer uma linguagem extremamente e autêntica e única para cada marca” e que a faz passar a mensagem logo no primeiro olhar.
Segundo ele, esse trabalho “ajuda na autenticidade da marca”. “Você está guiando o carro, olha no retrovisor e vai identificar que o que está atrás de você é um Volkswagen. A Saveiro é da família do Gol e do Voyage e traz algumas coisas desses carros, mas também demos exclusividades ao design de algumas partes para dar uma personalidade única a ela”, concluiu.