Volvo coloca loja conceito "dentro" de outdoor

Para lançar o novo Volvo S60, a Volvo Cars decidiu transformar uma campanha de lançamento tradicional na inauguração de milhares de lojas conceito em todo o país.

A ação é criação da Grey Brasil em parceria com a Ryot Studios, estúdio de curadoria e produção de branded content e experiências imersivas da Verizon Media, e VZLAB, braço de produção e tecnologia da Vetor Zero.

“Isto não é um outdoor. É uma loja conceito S60.” Esse é um dos títulos da campanha que é seguido pelo call to action: “Aponte a câmera do seu celular e seja bem-vindo”. Assim, basta usar a câmera do smartphone para entrar na loja conceito S60 e receber as boas vindas de um vendedor Volvo.

Por meio da realidade aumentada, é possível conhecer o carro em tamanho real, editar cor e explorar o interior. Em seguida o usuário pode conversar com um vendedor ao vivo, solicitar o test drive e até avançar no financiamento do veículo, através da cotação do Santander. Tudo sem a necessidade de nenhum download. A ação funciona em qualquer navegador.

“Com esta campanha, impactamos o consumidor mais uma vez de forma diferente e criativa. Assim, a experiência positiva com a campanha se estende naturalmente para a nossa rede de concessionários, onde o cliente poderá conhecer de perto o quão incrível é o S60”, afirma Camila Mateus, diretora de marketing da Volvo Car Brasil.

“Lançar um novo Volvo, com todo o histórico que uma marca grandiosa como essa tem, é sempre um desafio. Reunir tantos parceiros durante meses para colocar um projeto ambicioso como esse de pé também. Finalmente conseguimos oferecer uma experiência real de concessionária onde antes só havia propaganda. É mais que uma campanha, é uma solução de negócios”, pontua Davi Sabry, diretor de criação da Grey Brasil.

Ana Raquel Hernandes, head do RYOT Studio, da Verizon Media, também comentou a ação.”Mais do que proporcionar uma surpreendente experiência ao consumidor, a marca inova ao testar em escala tecnologias imersivas que serão cada vez mais populares. Ao combinar criatividade com essas tecnologias e mídia programática, bandeiras globais da Verizon Media e do RYOT Studio, ampliamos a experiência real de atendimento e compra da Volvo”.

O projeto contou ainda com a expertise da VZLAB. “A Volvo aumenta consideravelmente a abrangência de usuários da experiência, já que não é necessário baixar nenhum app para ativar essa webAR super refinada. Para a VZLAB, se por um lado o maior desafio foi desenvolver uma solução que garantisse a alta performance de processamento do app sem perder a qualidade visual do 3D e a precisão do tracking, por outro encontramos a possibilidade de manutenção e atualização a qualquer momento, em tempo real”, resume Felipe Valente, head de planejamento.

As lojas conceito do S60 estarão abertas em todo o Brasil por tempo indeterminado. A marca estuda a ampliação do projeto para outros países.

FICHA TÉCNICA

Agência: Grey Brasil

Campanha: S60 Loja Conceito

Cliente: Volvo Cars Brasil

Produto: Volvo S60

CEO: Marcia Esteves

CFO: Marcela Borges

CCO: Adriano Matos

Diretor executivo de criação: Rodrigo Tortima

Diretor de criação: Davi Sabry

Diretor de Arte: Augusto “Jesus” Correia

Diretor de Arte: Andre Sakai

Assistente de Arte: Gabriel Lugarinho

Redator: Pedro Rosas

Redator: Pedro Alonso

VP de Negócios: Maria Pirajá

Diretor de Atendimento: Lucas Rodrigues

Gerente de Atendimento: Beatriz Cotellessa

Supervisora de Atendimento: Andressa Fernandes

Assistente de Atendimento: Fernanda Maluf

VP de Operações: Elise Passamani

Diretora de Projetos: Nathália Beividas

Gerente de Projetos: Nathália Carrieri

VP de Planejamento: Raquel Messias

Diretor de Planejamento: Cesar Fuster

Assistente de Planejamento: Marcos Rocha

VP de Mídia: Fábio Tachibana

Diretor de Mídia: Bruno Renzi

Supervisor de Mídia: Diego Máximo

Coordenadora de Mídia: Gabriela Lima

Diretora de BI e Conteúdo: Erica Nakamura

Líder de BI: Giulianno Akira

Supervisor de BI: Otávio Dias

Estagiário de BI: Allan Florêncio

Líder de Conteúdo: Paulo Vilarinho

Gerente de Conteúdo: Carolina Guimarães

Coordenador de Conteúdo: Rodolfo Freitas

Diretora de RTV: Izabel Soares

Produção de RTV: Isabela Torquato, Carol Araújo e Stephanie Modesto

Diretor de Produção: Rodrigo Giammarino

Revisão: Daniel Seraphim

Finalização: Fernando Gonçalves

UX: Joel Lopes

Aprovado por: Camila Mateus e Viviane Gonçalves

Produção Digital: ImgWeb

Impressão: MPV-7/Squad 360º

Produtora (Elemídia): Hogarth

Captação: Lemonade

Produtora: VZLab

Diretor: Giovani Ferreira

Produtor executivo: Alberto Lopes e Eliza Flores

Atendimento: Eve Weigel

Gerente de Projetos: Eve Weigel

Diretor de Tecnologia: Giovani Ferreira

Desenvolvedores: Caio Bassetti (frontend), Felds Liscia e Manoel Motoso (backend)

VFX: Caio Bassetti

CG Production: Lipe Azevedo, Pedro Orsi, Caio Nahas, Daniel Ueno, Flávio Callegaro, Lucas Pereira e Gino Marcomini

Pós produção: Rogério Taffo

Parceiro de Mídia e Produção: Verizon Media / RYOT Studio

Sales:

Daniela Galego | Sales Manager

Péterson Fernandes | Account Director

Guilherme Videira | Account Manager

Ana Raquel Hernandes – Executive Producer

André Sene – Executive Producer/Creative Tech Consultant

Produtora de Vídeo: Flow Cinema

Diretor: Vitor Nastari

Diretor de Foto: Luiz Eduardo Saldanha