VP de criação deixa M&C Saatchi F&Q

O diretor de arte Virgílio Neves está se desligando da M&C Saatchi F&Q, onde ocupa o cargo de vice-presidente de criação. Ele é cofundador da M&C Saatchi no Brasil, lançada em fevereiro de 2009. O escritório da rede inglesa fez uma fusão com a FabraQuinteiro em julho de 2011. Atualmente, entre os principais clientes da M&C F&Q estão Bradesco Seguros, Basf, TetraPak, British Airways e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé.

De acordo com o profissional, o principal motivo de seu desligamento deve-se à uma decisão de dedicar maior tempo ao seu trabalho de artes plásticas. Ele afirma porém que também pretende analisar outras opções do mercado publicitário. A área de criação da M&C Saatchi FQ conta com cerca de 25 profissionais e está sob o comando do sócio Paschoal Fabra Neto. Neves era responsável pelo núcleo de publicidade. A área digital está sob a direção de criação de Alexandre Manisck, com Emilia Ogata e Odair Gualtieri como diretores da divisão de design. Fabra Neto informou que está considerando avaliar nomes do mercado após a saída de Neves e que também pretende fazer uma maior integração entre as áreas on e offline da criação da agência.

Antes da M&C Saatchi, Neves fez uma longa carreira na Ogilvy, onde trabalhou entre 1988 e 1990 e entre 1992 e o final de 2007. Entre 1988 e 1990, ele ficou na McCann Erickson. Ele começou a trabalhar no projeto da M&C Saatchi no Brasil em abril de 2008. A agência foi lançada com o inglês Geoffrey Hamilton-Jones, que ainda está no comando da operação, e também com as publicitárias Lilian Lovisi, redatora, e Patrícia Weiss, que cuidava de novos negócios. Patrícia ficou cerca de um ano e meio na operação e atualmente é sócia da Wanted, agência de transmídia. Lilian, atualmente no Grupo Pão de Açúcar, se desligou da M&C alguns meses antes da fusão com a FabraQuinteiro.

Na Ogilvy, Virgilio participou de importantes cases de grandes anunciantes brasileiros, entre eles Motorola, e para marcas da Unilever, inclusive Dove, com os conceitos de “Mulher de verdade” e “Real beleza”. Para a marca de sabonetes Vinólia, ele assina a criação do primeiro comercial com a modelo Gisele Bündchen, na época com 16 anos de idade, gravado com locações em Veneza e no deserto do Atacama.

Neves tem se dedicado “profissionalmente” à carreira de artista plástico desde 1999, quando optou por ter um ateliê – “Tirei a arte de dentro de casa” – e por um curso de pós-graduação em história da arte.  Ele diz que sua poética visual é inspirada em fragmentos. “Quando termino a pintura, eu faço fragmentos da imagem com uma caneta permanente”, conta. Ele já participou de mostras coletivas em São Paulo e recentemente foi selecionado para um projeto de intervenção urbana em Innsbruck, na Áustria, com a participação de 12 artistas. “Agora, prioritariamente, quero focar o objetivo de produzir quadros para uma exposição individual”, diz.