VP de planejamento da Dentsu deixa a agência

Ira Finkelstien não atua mais como vice-presidente de planejamento e de estratégia da Dentsu Brasil. Após três anos na agência, a executiva decidiu deixar a companhia de origem japonesa. Ira era uma das poucas executivas da operação brasileira que participava de comitês de gestão corporativa do grupo Dentsu em Nova York e no Japão.

A saída de Ira ocorre duas semanas após Renato Loes anunciar seu desligamento. A executiva, porém, diz que sua decisão já estava tomada antes do anúncio de Loes, que respondia como presidente da Dentsu para o Brasil e América Latina desde outubro de 2010. Loes foi o responsável por liderar a companhia após um momento de turbulência causado pela quebra da join venture entre a Dentsu e a DPZ, em 2009. O atual CEO da agência é Mário D’Andrea, que chegou como CCO em outubro último e é recém-promovido ao novo cargo.

Ira sai da empresa sem destino definido, mas disse estar em conversas com agências, anunciantes e consultorias. Sua meta é trabalhar com projetos de tecnologia, convergência e inovação. “Estou conversando com algumas empresas com o objetivo de abraçar um projeto inovador, que me permita exercer habilidades de estrategista de marca e de gestão e liderança, adquiridas ao longo da minha carreira”, afirmou ao propmark. Contatada, a Dentsu disse que ainda não há nomes para substituir o posto.

Com quase 20 anos de carreira, a executiva soma passagens por agências multinacionais e por anunciantes. Ela iniciou na Unilever, em 1995, na área de marketing e de consumer insights. Depois foi planejadora na Publicis, na Propeg e, em 2000, assumiu a diretoria de planejamento da Triade.com (divisão digital da Talent, adquirida pelo grupo Publicis). Dois anos depois, ela assumiu como diretora de planejamento associada da Leo Burnett Brasil. Em 2005, Ira retornou ao mercado de anunciantes, dessa vez para a gerência de pesquisa de marketing da Natura. Na empresa de cosméticos, a executiva também liderou a área de inteligência competitiva. Em 2008, retornou à Leo Burnett como diretora de planejamento e, em 2011, chegou à Dentsu como vice-presidente de planejamento e de estratégia.

Ao longo de sua carreira, Ira prestou consultoria para marcas como Fiat, Ford, Johnnie Walker, Visa, Petrobras, Avon, Kellogg’s, Ariel, Pampers, Visa, Bradesco, Whirpool, Havaianas, entre outras. A executiva segue como vice-presidente do Grupo de Planejamento.