VP do Facebook participa de reunião nacional da Abap em Minas Gerais

Divulgação

O VP do Facebook, Diego Dzodan (esq.), e Orlando Marques, presidente da Abap

A reunião da Abap Nacional ocorreu em Belo Horizonte nesta sexta-feira (28) em um clima de “divisor de águas”, com a presença de um dos principais players do mundo digital, o Facebook, convidado a fazer uma palestra e ao mesmo tempo marcar simbolicamente a abertura de um diálogo maior com as agências brasileiras.

Orlando Marques, presidente da Abap Nacional, deu uma entrevista à Folha publicada no dia da reunião, em que criticou duramente tanto Facebook quanto Google de ignorarem completamente o mercado publicitário e realizarem vendas diretamente aos anunciantes. A ação foi estratégica, provocativa, e pode finalmente abrir o diálogo entre dois mundos que não construiram qualquer relação de interdependência – ou parcerias mais sólidas. Resta saber se isso será de fato realizado. 

“Diego nos procurou há cerca de um mês para se aproximar do mercado, o que foi música para os nossos ouvidos porque ainda somos os maiores vendedores das mídias tradicionais e podemos também ser excelentes vendedores das mídias digitais se trabalharmos juntos. Podemos fazer mais e melhor.”, disse Marques.

O argentino Diego Dzodan, que assumiu recentemente a vice-presidência de vendas do Facebook para a América Latina, disse que há muitas possibilidades de estreitar o trabalho com as agências, e não há uma receita de bolo mas várias possibilidades. “Temos uma oportunidade de colaboração gigantesca e garantir bons negócios para os nossos clientes.”, disse.

Ele mostrou cases de anunciantes como TIM Brasil e disse que um modelo de compensação para as agências pode e deve ser discutido. E mencionou uma aliança global firmada com o Grupo WPP para disponibilização de seus bancos de dados para as agências do grupo, algo que pode ser replicado com outros grupos de comunicação. Há também o plano de incrementar treinamentos e workshops no futuro, algo que o Facebook já vem fazendo com o meio publicitário nos últimos meses. “Podemos todos ganhar dinheiro juntos. Este é um primeiro passo. “, disse Marques para Diego, durante a reunião.