Vulcabras|azaleia reposiciona marcas de calçados
A Vulcabras|azaleia apresentou, na última semana, em São Paulo, a nova coleção alto verão de suas marcas femininas, Azaleia e Dijean. Desenvolvidas pelo designer gaúcho Jorge Bischoff, as peças representam uma renovação na companhia, que agora aposta em produtos mais elaborados para atender a mulheres jovens e conectadas às tendências da moda.
O conceito de conforto, aplicado aos produtos das linhas desde sua criação, permanece. “Estamos dando os primeiros passos no sentido de ‘colocar ordem na casa’. A contratação do Jorge foi o começo de tudo, e agora ele atesta o que planejamos há meses: reposicionar Azaleia e posicionar Dijean, que até então andava pouco definida”, diz Pedro Bartelle, diretor de marketing da Vulcabras|azaleia.
A coleção que chega às lojas em novembro é a primeira totalmente desenvolvida seguindo as orientações de Bischoff, parceiro da empresa desde o início de maio. “Um pouco desgastada, até esquecida, a Azaleia precisava de uma retomada. No caso da Dijean, reformulamos toda a identidade visual. Entre as novidades, incluímos os tênis, afinal, as pessoas mais bacanas do mundo hoje circulam de tênis por todos os lugares”, afirma o designer.
Segundo Bartelle, a principal mudança para o consumidor final é a ampliação das coleções, que agora destacam com igual relevância os calçados de salto baixo e alto, feitos para dia ou noite, os tênis e as tradicionais rasteirinhas. “O design é clean, mas os produtos estão mais elaborados. Essa mudança também se reflete nos preços, com variações mais caras.” O executivo destaca que, desde o início da nova estratégia, a empresa já superou um pouco a expectativa inicial de vendas. Uma nova comunicação e ações menos conservadoras devem influenciar o aumento dos números. “Vendemos cerca de 10 milhões de pares por ano, mas ainda queremos ir além. Tanto Azaleia como Dijean são marcas massivas. Nossa intenção não é lançar tendência, mas segui-la cada vez mais de perto. Podemos dizer que a busca por peças menos rebuscadas e mais clássicas também se conecta ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, o que, é claro, influencia o olhar e o desejo por coisas novas.”
Em julho de 2014, as marcas devem estrear suas respectivas lojas online oficiais. Até o momento, o e-commerce de ambas é feito apenas por intermédio das grandes lojas.
Comunicação
Por conta do ainda recente lançamento da coleção primavera-verão, o alto verão Azaleia/Dijean terá comunicação mais discreta, com foco nos pontos de venda e nas redes sociais, sobretudo no Facebook, onde as marcas, juntas, têm cerca de 400 mil seguidores. Garota-propaganda da Azaleia, a atriz Grazi Massafera estampa banners da nova linha Grazi Azaleia, que passa a se chamar Azaleia Grazi Massafera.
A Dijean segue com filmes de 15 segundos nos intervalos do reality musical “X Factor”, exibido no canal pago Sony Brasil. Em novembro, um comercial especial será levado ao ar. A comunicação das marcas está aos cuidados da DM9Sul.