Warc Creative 100: Brasil é o quarto país mais criativo; EUA lidera
Compilado de trabalhos mais premiados em 2022 apontou a Publicis Milan e a Ogilvy como melhor agência e melhor rede, respectivamente
A Warc divulgou o seu ranking anual que traz as empresas e campanhas mais criativas e premiadas, intitulado Creative 100. O compilado da empresa de insights de marketing combinou os resultados das premiações globais e regionais do setor de publicidade que aconteceram em 2022.
Segundo o relatório, o EUA segue liderando a lista de países mais criativos, seguido pelo Reino Unido, França, Brasil e Austrália, resultando no mesmo ranking referente a 2021. A novidade nesta categoria foi a India, que subindo da 23ª para a sétima posição.
“Nas 10 principais campanhas, há um forte tema de promoção de preocupações sociais por meio da criatividade. De questões femininas, como Data Tienda, que chamou a atenção para o acesso das mulheres a crédito e serviços financeiros, e The Bread Exam, que apoia a saúde da mulher, enquanto Beyond the Surface e Reverse Selfie centraram-se na imagem corporal. Outras questões sociais abordadas incluem The Lost Class sobre violência armada nos EUA, Piñatex sobre ambientalismo e The Elections Edition sobre corrupção política", afirmou Amy Rodgers, chefe da WARC Creative.
A campanha The Lost Class, assinada pela Leo Burnett Chicago para a Change The Ref, foi apontada como a campanha mais premiada. A peça, feita para tratar dos tiroteios em massa nos EUA, mostra uma cerimônia realizada para os mais de 3 mil alunos do ensino médio que perderam suas vidas devido a violência armada estadunidense.
“The Lost Class foi uma ideia incrivelmente corajosa e estou muito orgulhoso de Leo Burnett por ter a coragem de produzi-la. Mas temos um longo caminho a percorrer para mudar a maneira como os EUA pensa sobre as leis de armas. Só espero que esse reconhecimento inspire alguém a fazer algo ainda melhor e ainda mais eficaz", afirmou Britt Nolan, presidente e diretor de criação da Leo Burnett Chicago.
O segundo lugar ficou para "The Unfiltered History Tour", assinada pela Dentsu Creative Bangalore para a VICE, seguida de "Piñatex", assinada pela L&C Nova York para a Dole Sunshine Company/Ananas Anam. Veja a lista dos outros colocados:
Na categoria de agências, o topo do ranking ficou para a Publicis Milan, que ocupa a posição pelo segundo ano consecutivo, que assinou quatro peças para a Heineken e uma para a Bottega Veneta, que estão na lista das 100 principais campanhas de 2022.
“O que me deixa mais orgulhoso e profundamente honrado por ser classificada como a agência mais criativa do mundo pelo segundo ano consecutivo é ter uma grande equipe entregando trabalhos para vários clientes, de várias formas e plataformas, se esforçando para colocar as marcas no centro das conversas culturalmente relevantes e deixar uma marca. Chegar ao topo do WARC Creative 100 representa um reconhecimento falando à criatividade sem fronteiras que atesta como o compromisso e o esforço constante do Publicis Milan se expandem em termos de relevância", afirmou Bruno Bertelli, Global Chief Creative Officer da Publicis Worldwide.
O segundo lugar ficou para a Area 23, que ocupou a 32ª posição no ranking referente a 2021 e, no atual, assina quatro campanhas no Top 100. Já o terceiro lugar ficou para a BETC Paris, com três campanhas no Top 50. Veja a lista dos outros colocados:
O primeiro lugar da categoria de rede mais criatividade da WARC ficou para a Ogilvy, que ocupa a posição pelo terceiro ano consecutivo, com 40 agências diferentes contribuindo para o resultando, incluindo cinco delas no Top 50. Além disso, a rede foi responsável por dez das 100 melhores campanhas.
“Nos enche de orgulho ver a Ogilvy nomeada a rede mais criativa do mundo pela WARC pelo terceiro ano consecutivo. Nossas equipes conquistaram esse reconhecimento por realizar trabalhos que impactaram as marcas e os negócios de nossos clientes, mas também por impactar políticas que ajudaram a criar um mundo mais equitativo e justo. Nossos mais sinceros agradecimentos a todas as pessoas que trabalham na Ogilvy por sua paixão e engenhosidade, e a nossos corajosos clientes por sua parceria, confiança e crença compartilhada de que a criatividade é o maior diferencial", afirmou Liz Taylor, diretora global de criação da Ogilvy.
O segundo lugar ficou para a DDB Worldwide, com quatro agências no Top 50 e sete campanhas no Top 100, seguida pela FCB com quatro agências e nove campanhas classificadas. Veja a lista dos outros colocados:
A WPP ficou em primeiro lugar no ranking de Holding, com sete redes no Top 50 e duas no Top 10, sendo elas a Ogilvy e a VMLY&R.
“Acredito que a criatividade é o ativo mais valioso do mundo e, quando a aplicamos a um grande problema ou oportunidade, ela pode impulsionar os negócios e mudar a cultura. Este ranking reflete o trabalho brilhante que nossas agências produziram este ano com nossos bravos clientes e talentosos parceiros de produção”, afirmou Rob Reilly, diretor de criação da WPP.
A marca mais premiada por criatividade, segundo o relatório da WARC, foi o Burger King, que ocupou o topo do pódio pelo quinto ano consecutivo, que possui quatro campanhas no Top 100, feitas por três agências diferentes.
Seguido do Burger King está a Heineken, também com quatro campanhas entre o Top 100, e o Google, que estava na 31ª posição no ranking referente a 2021.
Já na categoria de anunciantes, a AB InBev lidera a tabela. A cervejeira conta com três marcas no Top 50, sendo elas Corona, Michelob Ultra e Budweiser, e quatro campanhas no Top 100.
“Estamos muito entusiasmados em ver a ABI em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Usamos a criatividade e a inovação para resolver os problemas dos consumidores que impulsionam o crescimento orgânico da nossa empresa”, afirmou Marcel Marcondes, diretor global de marketing da AB InBev.
A Unilever e a Restaurant Brands International trocam de lugar este ano, com a multinacional de bens de consumo subindo para o segundo lugar e a empresa de fast food caindo para o terceiro lugar.